II Jornada de História discute ensino da Segunda Guerra Mundial e metodologias inovadoras
Evento reuniu estudantes e professores para debates e oficinas sobre cinema e jogos como ferramentas pedagógicas
Nos dias 22 e 23 de maio, o curso de História do Centro Universitário Barão de Mauá realizou a II Jornada Acadêmica, com discussões sobre os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e metodologias de ensino de História. O evento ocorreu em dois dias, começando com uma mesa-redonda no dia 22 e oficinas temáticas no dia 23. A abertura contou com a participação de 92 alunos.
No primeiro dia, a mesa-redonda "Os 80 anos do término da Segunda Guerra Mundial e as possibilidades do ensino de História no tempo presente" reuniu o Prof. Leonardo Vinícius Sousa Zanini, que discutiu os desafios do ensino do tema, e a Profa. Dra. Flávia Mantovani, que abordou o papel das mulheres na guerra com a palestra "Além do lar: as mulheres e a Segunda Guerra Mundial". Após as apresentações, foi aberto um momento para perguntas e debates com os alunos, que trouxeram questões sobre a diferença do ensino de História em instituições privadas e públicas, pensadores relevantes da área e sobre como lecionar com credibilidade em uma era com tantas informações imprecisas nas redes sociais. Ao final do primeiro dia, os participantes tiveram um café de confraternização no terraço da unidade, promovendo interação entre alunos, professores e convidados.
No segundo dia, as atividades foram práticas, com duas oficinas simultâneas. A primeira, "O cinema e o ensino de História: desafios e possibilidades para o tempo presente", foi ministrada pelos professores Yuri Araújo Carvalho e William Kleyton Costa, que exploraram o uso de filmes como ferramenta pedagógica, analisando suas potencialidades e limitações no ensino de temas complexos. A segunda oficina, "O uso dos jogos nos espaços escolares", conduzida pelo Prof. Thales Carloto Barros Araújo, apresentou jogos educativos e estratégias lúdicas para abordar conteúdos históricos em sala de aula. O encerramento incluiu sorteio de livros.
A coordenadora do curso, Profa. Dra. Milena da Silveira Pereira, destacou a importância do evento. "A II Jornada de História celebra a consolidação de um espaço acadêmico pensado exclusivamente para o curso, além de marcar o primeiro ano da Liga de Pesquisa em Ensino e Comunicação em História (LIPECH), reafirmando a importância de iniciativas voltadas à formação crítica e ao protagonismo dos estudantes".
Alunas do curso também compartilharam suas percepções. Isadora, do 5º período, afirmou: "É através da jornada de história que podemos nos aproximar da prática do ensino de história. Tanto na palestra sobre os 80 anos da Segunda Guerra Mundial, quanto na oficina a respeito do uso do cinema dentro da sala de aula, pontuamos a necessidade de uma pesquisa com metodologia séria, e também na "tradução" desses conteúdos para pessoas de fora do campo historiográfico. De modo geral, a jornada se faz de extrema importância para a nossa formação pensando não só o caminho para a docência, mas também o caminho acadêmico".
Gracyelli, do 3º período, comentou: "A II Jornada de História foi importante para a minha formação como professora e historiadora por proporcionar um debate sobre a Segunda Guerra Mundial e a participação feminina, além de formas de trabalhar esse assunto mais complexo dentro da sala de aula. Além disso, as oficinas do segundo dia proporcionaram formas alternativas de se ensinar, seja por meio de jogos ou filmes! Esse evento também proporcionou o contato com professores que já trabalham nas redes de ensino, o que traz um olhar para a realidade do docente com seus desafios e oportunidades. Foram 2 dias de muita aprendizagem e trocas de experiências".
mauro.delle@baraodemaua.br