Entrevista psicológica on-line

Curso de Psicologia da Barão realiza atividade prática

Os estudantes do 5º semestre do curso de Psicologia participaram da simulação de uma entrevista psicológica. A atividade aconteceu nos dias 29 e 30 de março e foi realizada no formato on-line.

 

A simulação fez parte dos assuntos abordados nas aulas da disciplina “Técnicas de Observação e Entrevista”, ministrada pelo Prof. Me. Felipe Areco e contou com o apoio da coordenadora do curso, Prof.ª M.ª Caroline de Oliveira Zago Rosa.

 

“Essa atividade de simulação acontece desde 2017 na disciplina. Ela é fundamental na formação de futuros psicólogos”, garante o docente.

 

A atriz Camila de Oliveira participou da simulação e diz que a atividade é um jogo de interpretação e improviso. Já fez uma paciente maníaco obsessiva, uma prostituta, uma com distúrbio de imagem e desta vez, um menino trans com pais tóxicos.

 

“Acredito que para os alunos essa aula é imprescindível, porque apesar de ser uma cena, eles têm uma experiência muito próxima da realidade. Me divirto criando e interpretando cada personagem, e o professor Felipe inclusive, entra no jogo de uma maneira incrível”, comenta a atriz.

 

Prática aprovada

 

Para a estudante Roberta Sitta, a entrevista psicológica on-line contribuiu para a compreensão dos conceitos de observação, entrevista, psicodiagnóstico, psicoterapia, rapport e aspectos éticos que por vezes parecem abstratos sem uma atividade prática e principalmente, como manejar tais mecanismos nos futuros atendimentos.

 

“Enriquecedora e envolvente são as duas palavras que melhor definem a experiência de observação da entrevista psicológica on-line. A atriz se mostrou completamente envolvida no personagem, e até os imprevistos pareciam extremamente reais e nos levavam ao envolvimento completo da experiência. O psicólogo intervia de forma eficiente, assertiva, acolhedora e principalmente, instigante. Ambos provocaram em nós, estudantes, a ânsia do atendimento, a vontade e em muitos, a certeza de que a escolha da profissão foi extremamente certa”, afirma.

 

Laura Tiritili concorda com a opinião da colega e também aprovou a atividade prática. “É de extrema importância estar integrada em atividades diferentes, principalmente neste momento de pandemia. A ideia do nosso professor foi perfeita. Consegui entrar em contato com a prática e ter um pouco de experiência”, finaliza a aluna.

 

ESCRITO POR
Rogéria Garcia
MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br
CONTATO ASSESSORIA (16) 3968-3915