Atividade proporciona experiência universitária a alunos do Ensino Médio
Projeto do Curso de Medicina da Barão de Mauá alia conhecimento científico, prevenção e vivência prática nos laboratórios da instituição
No dia 26 de abril, o projeto de extensão Ver para Crer, promovido pelo curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá, recebeu estudantes do Anglo Ribeirão e da Escola Estadual Dr. Francisco da Cunha Junqueira para mais uma edição repleta de aprendizado e interação.
Coordenada pelas professoras Dr.ª Camila Albuquerque Melo de Carvalho e M.ª Maria Helena Simões, a iniciativa tem como foco a educação em saúde e a prevenção de comportamentos de risco entre jovens.
Os visitantes assistiram a uma palestra ministrada pelos estudantes de Medicina que abordou temas como: danos causados à saúde pelo uso do cigarro eletrônico, gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e doação de corpos.
O público ainda participou do sorteio de camisetas do projeto e visitou os laboratórios de Anatomia e Microscopia, onde puderam ver peças anatômicas e lâminas no microscópio.
A Prof.ª Letícia Silva, da Escola Francisco da Cunha Junqueira, destaca a importância da atividade. “O projeto Ver para Crer tem se apresentado como uma iniciativa inovadora no ensino de Ciências da Natureza. Ao proporcionar momentos experimentais nos laboratórios da instituição, permite uma vivência prática e significativa dos conteúdos da BNCC, despertando a curiosidade, promovendo aprendizagem ativa e ampliando o entendimento sobre corpo humano e saúde”, diz.
Segundo ela, muitos estudantes relataram maior interesse pelas Ciências Biológicas e se sentiram motivados a seguir no ensino superior, especialmente por ser a primeira vez que visitaram um centro universitário. “O projeto também estimula habilidades como pensamento crítico, autonomia e comunicação científica”, completa.
O Prof. Marcelo Mestriner, do Anglo Ribeirão, também elogiou a iniciativa. “Sou fã incondicional do Ver para Crer. O projeto funciona para os estudantes de Medicina, que podem colocar em prática o que estão aprendendo, e também para os alunos do Ensino Médio, que começam a entender como funciona o ambiente universitário. É um agente motivador para buscarem um curso superior. Eles ainda têm a oportunidade de integrar com outros jovens, saem felizes e me agradecem”, afirma.
Para a aluna Marina Pereira Rorato, do Anglo Ribeirão, o Ver para Crer é um evento importante por possibilitar o acesso a uma área das ciências que não é vista com frequência no Ensino Médio, fazendo com que os estudantes conheçam como é o funcionamento, a aparência e os métodos utilizados em um laboratório.
“Além disso, também instiga a pesquisa pelo que se estuda na área da saúde, possibilitando que o estudante conheça o funcionamento de seu próprio corpo e de doenças que podem surgir em seu futuro ou em algum membro de sua família”, finaliza.
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