Afinal, o que faz um designer de interiores?

O coordenador César Muniz explica detalhes sobre a profissão e o mercado de trabalho

Seja na própria residência ou no local de trabalho, todo mundo se sente bem e confortável em um ambiente com uma boa harmonização, estrutura e funcionalidade. E é exatamente essa a função do designer de interiores: transformar espaços e ambientes em sua melhor versão.  

 

Pensando nisso, o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Barão de Mauá, César Muniz, explica detalhes sobre o curso de Design de Interiores e o mercado de trabalho. 

 

Mercado de trabalho para Design de Interiores 

 

Na opinião do docente, a importância da profissão vem crescendo, justamente, porque as pessoas começaram a perceber que o ambiente onde elas vivem é capaz de expressar sua individualidade. 

 

No caso dos ambientes corporativos, isso não é diferente. Grandes e médias empresas vêm requisitando a mão-de-obra deste profissional a fim de garantir conforto e funcionalidade aos seus espaços internos. 

 

“No segmento comercial e corporativo, as demandas por mais desempenho econômico estão sendo, também, mais associadas à qualidade do ambiente, do ponto de venda. A ambientação é, também, um facilitador dos negócios”, afirma.

 

Por isso, ele acredita que o mercado de trabalho oferece boas oportunidades em diversas áreas da profissão. 

 

Afinal, qual a diferença entre Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo?

 

Muitas pessoas confundem as funções exercidas pelos profissionais de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo, já que existem algumas semelhanças como: ambos trabalham com espaços de uso humano, possuem habilitação para atuar no desenho de ambientes interiores e compartilham métodos e processos de desenvolvimento de projeto e representação.

 

No entanto, apesar das semelhanças, o foco das duas áreas não é o mesmo.

 

Muniz explica que uma das primeiras diferenças é o tempo de graduação. “As dissemelhanças são numerosas e impactam inclusive no tempo de formação: dois anos para designers de interiores e cinco anos para arquitetos e urbanistas”, ressalta. 

 

Mas, de maneira geral, o arquiteto desenvolve e acompanha a execução das edificações e o designer dedica seus conhecimentos nos ambientes internos.  

 

Quer saber mais sobre o curso de Design de Interiores? Acesse o portal  do Centro Universitário Barão de Mauá e confira mais detalhes!

 

CONTATO ASSESSORIA (16) 3968-3915