Grupo de Estudos sobre a Diversidade Humana
Rua Ramos de Azevedo, nº 423 Jd. Paulista - Ribeirão Preto/SP - 14.090-180
quarta-feira (quinzenal):: 17:00 ás 18:00
Rua Ramos de Azevedo, nº 423 Jd. Paulista - Ribeirão Preto/SP - 14.090-180
quarta-feira (quinzenal):: 17:00 ás 18:00
Líderes:
Profa. Dra. Ana Maria Ricci Molina - CBM
Profa. Dra. Flávia Andrea Pasqualin - CBM
Grande Área: Multidisciplinar
Especialidade: Psicologia Social, psicologia intercultural, antropologia e educação.
Apresentação
O Grupo de Estudos sobre a Diversidade Humana (DIVAH) tem como missão desenvolver o eixo da pesquisa e o eixo da extensão na indissociabilidade com o eixo do ensino. O plano de trabalho está balizado por base pós-moderna e contemporânea do pensamento científico e da ciência psicológica, a saber, vertentes de produção de conhecimentos de cunho decolonial, interseccional, plural e inclusivo. Isto implica uma visão de mundo e da psicologia que busca tanto a interdisciplinaridade quanto a transdisciplinariedade para o rompimento, à medida do possível, do caráter reducionista e psicologizante dos saberes e fazeres herdados pela psicologia moderna. Portanto, pretende-se inserir alunos de graduação e pós-graduação nesse contexto específico de formação profissional e científica, mediados por pressupostos teórico-metodológicos de abordagem qualitativa, cartográfica e da produção de sentidos, dos estudos culturais e do interacionismo simbólico, da epistemologia do sul e estudos críticos e pós-críticos, da epistemologia feminista e genealógica entre outros. DIVAH receberá alunos do Centro Universitário Barão de Mauá e externos a esta unidade de ensino interessados em participarem das atividades previstas pelos docentes proponentes das atividades gerais deste coletivo ou específicas de pesquisa ou de ação extensionista de cada linha de trabalho. O grupo também buscará outros docentes colaboradores internos e externos, do Centro Universitário Barão de Mauá, para trocas e parcerias. O Plano de trabalho consiste em: a) Leitura e discussão de material bibliográfico (quinzenal); b) Orientações de alunos vinculados aos projetos vigentes e em conformidade com a necessidade requerida; c) Reunião entre docentes para monitoramento do plano de trabalho (bimestral). As reuniões ocorrerão, preferencialmente, de modo remoto.
Objetivos
• Possibilitar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a formação da identidade profissional de psicólogos amparada pelo pensamento pós-moderno.
• Adquirir pensamento científico histórico, institucional e crítico, por meio da elaboração, execução e orientação de projetos previstos por cada linha de trabalho, bem como leitura e discussão de literatura específica.
• Promover debates e discussões de caráter ético, técnico e conceitual relativos aos saberes e fazeres da psicologia em intersecção com outros campos científicos e profissionais, sempre em conformidade com cada linha de pesquisa e projetos em vigor.
• Difundir conhecimentos produzidos pelo DIVAH, por meio de publicações digitais e impressas em revistas especializadas ou outros formatos de mídias.
Linhas de Pesquisa
• Subjetividades contemporâneas e educação em imagens e audiovisual: Os marcadores sociais na produção das desigualdades e das diferenças tornam-se categorias de análise para compreensão das relações/interações nas construções identitárias e das discursividades que imprimem modos subjetivos. Apresentam-se a leitura e produção audiovisual e das “coisas” como alguns dos dispositivos históricos e analíticos para o exercício do pensamento decolonial pela psicologia e áreas afins. Temáticas: raça, classe; gênero e sexualidade; geração; deficiências; religião; territórios.
• Cidadania, processos psicossociais e práticas institucionais: O cotidiano nas instituições como objeto de análise, tendo seus mecanismos de poder e rituais de funcionamento descritos e problematizados enquanto espaço de produção de discursos, práticas discursivas, lugares de fala e de enfrentamentos para a transformação da realidade a favor de uma cultura inclusiva e colaborativa. Temáticas: práticas educativas e processos sociais distintos; instituições; direitos humanos e educação em direitos humanos; cultura e relações de poder; protagonismo, emancipação e empoderamento; educação em imagens e audiovisual, antirracista e anti-capacitista; migrações; práticas afirmativas.
• Ética, técnica e identidade profissional em psicologia: A ética do cuidado de si e do outro e as técnicas que abarcam o exercício da psicologia são eixos relevantes na configuração da identidade do profissional; os saberes e os fazeres diante dos papeis e das atribuições conforme o campo de atuação e para defesa da categoria profissional. Temáticas: ética da alteridade; ética do cuidado de si e do outro; papel de psicólogo/a; técnicas e serviços em psicologia; psicologia das diferenças e da ética da pluralidade/diversidade.
Impacto das Atividades
• Promover a iniciação científica entre alunos de graduação, com participação de alunos da pós-graduação, quando possível, por meio da chamada aberta e carta de intenções em relação aos projetos de pesquisa liderados pelos docentes ou propostos por alunos;
• Estimular a produção, organização e participação de docentes e discentes de graduação e pós-graduação, quando possível, em eventos de extensão (cursos, palestras, congressos e etc), dentro e fora da comunidade Centro Universitário Barão de Mauá e em parcerias com outros espaços educacionais e não educacionais;
• Fomentar a difusão de conteúdos técnicos e científicos, por meio da publicação de materiais tanto em revistas ou editoras especializadas quanto sob o formato das mídias virtuais e sociais.
Normas do Grupo
1. Da inscrição:
• A chamada para participação de alunos na atividade específica de “leitura e discussão de material bibliográfico” estará publicada no site do Centro Universitário Barão de Mauá e será aberta às pessoas da graduação e pós-graduação que tenham interesse no escopo proposto por este grupo. Haverá necessidade de encaminhamento de uma carta de intenção ao e-mail institucional, ana.ricci@baraodemaua.br ou flavia.andrea.baraodemaua.br.
• A chamada para participação em projetos de pesquisa ou de extensão elaborados por docentes dependerá dos critérios de assiduidade na atividade de “leitura e discussão de material bibliográfico”, da disponibilidade de vagas e do envio de carta de intenções apresentada as líderes/docentes orientadores/as, podendo haver também posterior entrevista motivacional e aceite.
• A chamada para participação em projetos de pesquisa elaborados por alunos é permanentemente aberta. Basta enviarem a proposta com carta de intenção contendo a linha de trabalho e indicação de docente membro do DIVAH para orientação, além do projeto. Haverá a apreciação dos documentos com entrevista motivacional para definir a pertinência da proposta e convite para integrar as reuniões de estudos de literatura.
2. Da frequência:
O DIVAH estipulará encontros bimestrais entre docentes para gerenciamento de propostas e monitoramento da produtividade de cada linha de pesquisa. Haverá encontros combinados previamente entre professores e alunos, além de orientações das pesquisas e/ou das ações extensionistas em desenvolvimento. Os membros deste grupo de estudo deverão assumir o compromisso de frequentarem tais encontros, exceto para ausências justificadas (atestado médico, trabalho, etc.). Será determinada uma agenda para encontros da atividade de leitura e discussão de material bibliográfico, conforme as linhas de trabalho do grupo. Cada membro do grupo deverá manter frequência de 75% em relação ao total de reuniões promovidas durante período de permanência e/ou vigência da proposta em que esteja vinculado. O critério de frequência é um dos aspectos considerados para a certificação dos participantes.
3. Da avaliação:
A vivência e as discussões da literatura, de pesquisas e de projetos de extensão poderão resultar na produção de materiais para publicação, como artigos do tipo ensaios, relatos de experiências e resenhas produzidas pelo coletivo, após orientação e revisão de docentes. A avaliação, portanto, terá como critério mais dois aspectos, além da frequência:
a) Produção científica, cultural ou social;
b) Produção e encaminhamento para publicação do artigo.
Estará aprovado, com conceito A, o participante que cumprir adequadamente os três critérios, para recebimento da certificação de participação do Grupo. Estabelece-se que, se o participante não cumprir apenas o critério da frequência, não terá o crédito para converter participação em hora-atividade. Estará reprovado o participante que não cumprir os dois últimos critérios.
4. Da certificação: Os alunos participantes do DIVAH que obtiverem frequência mínima de 75% irão receber comprovante de hora-atividade. Os alunos que entregarem as produções solicitadas, de acordo com as propostas vinculadas e determinadas por docentes, receberão certificação de participação.