Atividades de encerramento
Formandos de Medicina participam de Cerimônia em Homenagem aos Corpos, Aula da Saudade e Descerramento da Placa
O Centro Universitário Barão de Mauá realizou atividades para os estudantes do último semestre de Medicina, no dia 26 de maio. Na ocasião, os formandos participaram da Cerimônia em Homenagem aos Corpos, Aula da Saudade e Descerramento da Placa.
Cerimônia
A Prof.ª Dr.ª Camila de Carvalho dirigiu a Cerimônia de Homenagem aos Corpos, no Laboratório de Anatomia. Em sua opinião, o evento marca o retorno dos alunos ao local onde permaneceram por dois anos, aprendendo Anatomia, mas também é um momento de reflexão e agradecimento àqueles que, mesmo desconhecidos, contribuem para um exercício profissional mais competente e humano.
“Como diz a Oração ao Cadáver Desconhecido, escrita por Karl Rokitansky, em 1876, se faz necessário homenagear aquele que o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir a humanidade que por ele passou indiferente. Espero que, não somente a cerimônia seja incorporada pelas próximas turmas, mas também o entendimento da grandeza de possuirmos em nossa instituição o estudo da Anatomia com corpos humanos ao invés de meros modelos de plástico”, diz.
Durante a cerimônia, Jaíne Pereira de Carvalho leu a Oração ao Cadáver Desconhecido. O médico autor do texto supervisionou cerca de 70 mil necropsias e realizou 30 mil delas no Instituto de Patologia em Viena. A formanda fala da emoção de retornar ao laboratório e da oportunidade de representar os estudantes na homenagem.
“Enquanto me alegro por concluir minha graduação e finalmente me tornar médica, também sinto uma pontada de tristeza ao me despedir de um lugar que se tornou praticamente minha casa, pois passei muito tempo aqui e até fui monitora no laboratório. Fazer a Oração do Cadáver Desconhecido também foi uma experiência incrível. Gostei de ter participado da cerimônia.”, afirma Jaíne.
Sabrina Hilgert concorda com a opinião da colega. “É uma mistura de alívio, alegria, felicidade e senso de missão cumprida até este ponto. Haverá novas fases pela frente. Retornar ao Laboratório de Anatomia me leva de volta ao ponto onde tudo começou, comenta”.
Aula e Descerramento da Placa
Após a homenagem, os estudantes seguiram para a Aula da Saudade, ministrada pelo Prof. Licério Miguel. A atividade também contou com a participação on-line da Prof.ª Belkiss Rodrigues que relembrou os ensinamentos e momentos de alegria vividos com os alunos nos seis anos do curso.
“A Aula da Saudade foi um momento especial, em que os alunos puderam relembrar suas trajetórias na faculdade, na sala onde tiveram muitas aulas. Com o Descerramento da Placa, registraram seus nomes para sempre nos corredores da instituição que os acolheu e os preparou para o exercício da medicina”, finaliza o professor Licério.
MTB 52.808 rogeriacg@baraodemaua.br