Alunos de Medicina da Barão participam da IFMSA Brazil
O Presidente Local Henrique Provinciatto fala sobre os projetos para este ano
A Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) está presente em 126 países, entre eles, o Brasil. A Barão de Mauá faz parte das 157 faculdades brasileiras, que possuem um comitê local.
A IFMSA Brazil é uma instituição suprapartidária, sem fins lucrativos, ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU). Ela também é a representante nacional da International Federation of Medical Students Association, maior organização estudantil do mundo.
Atualmente, a IFMSA Brazil CBM é composta por 90 estudantes e tem como presidente Henrique Provinciatto, eleito no final do ano passado.
Constituída por vários comitês permanentes de atividade, pela diretoria administrativa, pelos comitês de intercâmbio internacional de pesquisa (SCORE), intercambio internacional clínico-cirúrgico (SCOPE), intercâmbio nacional (SCONE), Núcleo de Pesquisa (NUPEC) e pelo Time Local de Comunicação e Marketing, os comitês de atividade da IFMSA Brazil CBM são pautados nos eixos de educação médica, saúde pública, saúde sexual e reprodutiva, incluindo HIV e Aids, direitos humanos e paz, conhecidos como: SCOME, SCOPH, SCORA e SCORP.
Juntos, eles realizam campanhas, ações, intercâmbios e pesquisas com o objetivo de formar profissionais médicos hábeis e humanizados, além de melhorar ainda mais a qualidade acadêmica do curso de Medicina da Barão, fomentar a ciência, abranger a educação em saúde à comunidade e representar os estudantes de Medicina nas esferas acadêmicas.
A importância da IFMSA Brazil CBM
Na opinião do Presidente Local, a IFMSA Brazil CBM é essencial tanto para os alunos, quanto para a instituição e a sociedade.
Aos acadêmicos de Medicina, ela é uma instituição médico-acadêmica de representatividade estudantil, extensão universitária, desenvolvimento de pesquisas durante a graduação, intercâmbios nacionais e internacionais, aprimoramento das habilidades médicas, promoção da formação médica humanizada e de qualidade, promoção de habilidades não integradas à matriz curricular nacional, como o trabalho em equipe, planejamento, resolução de conflitos e liderança.
Para a faculdade, proporciona a elevação da produção científica através do Núcleo de Pesquisa Científica (NUPEC), o aumento no grau de internacionalização por meio dos comitês de intercâmbio e extensão universitária, todos critérios avaliados pelo MEC no conceito do curso, além de representação da instituição nas esferas nacional e internacional, promoção de Academic Quality no curso de Medicina e muitos outros benefícios.
“À sociedade, temos um compromisso com a educação em saúde e promoção de saúde, bem como do desenvolvimento social”, afirma Provinciatto.
Atividades que serão realizadas em 2020
Os diversos projetos estão pautados na renovação, no primor, na união com as demais esferas acadêmicas e, sobretudo, na concretização do lema da federação: “Estudantes de Medicina que fazem a diferença”.
Nos núcleos de atividades, está programada a realização de uma campanha em escola pública para rastrear crianças com baixa acuidade visual, palestra abordando o Coronavírus, workshop sobre iniciação científica e como realizar uma pesquisa durante a graduação, Semana da Mulher, Candlelight Memorial, Fight Like a Girl e Cine SCORA.
Segundo o presidente, a IFMSA Brazil CBM ainda estará se candidatando para sediar a VI Assembleia Regional Paulista com os outros comitês de faculdades de Ribeirão Preto. O evento será de ampla relevância para a representatividade dos acadêmicos de Medicina de todo o estado de São Paulo.
“Através do Núcleo de Pesquisa Científica, fundado neste ano por mim e demais membros da Diretoria Executiva Local, pretendemos desenvolver e publicar vários trabalhos científicos, incentivando a pesquisa durante a graduação e expandindo a publicação científica do Centro Universitário Barão de Mauá. Contamos ainda com o apoio da Comissão de Relações Internacionais da Barão (CoRI) para recepcionarmos intercambistas de renomadas instituições do exterior e enviarmos alunos para desenvolverem pesquisas e estágios em hospitais no exterior. Nosso principal objetivo para este ano é atuar ativamente para conquistarmos o Prêmio de Melhor Intercâmbio”, finaliza.
MTB 52.808 rogeriacg@baraodemaua.br