A Importância dos Cursos de Licenciatura

Docentes e ex-alunos falam a respeito das oportunidades no mercado de trabalho

Em meio às constantes mudanças e avanços tecnológicos, diversas profissões enfrentam ameaças de extinção. Mas, existe uma que se mantém em alta: a do professor. O Centro Universitário Barão de Mauá oferece cursos de Licenciatura nas áreas de Ciências Biológicas, Letras, História e Pedagogia.

 

Na opinião do coordenador do Curso de Letras, Prof. Dr. André Alselmi, os cursos de Licenciatura desempenham um papel essencial na formação de profissionais dedicados à educação, os quais atuarão no desenvolvimento inicial dos estudantes, fornecendo-lhes a base de conhecimento necessária para que se tornem cidadãos críticos e conscientes de seu papel como cidadãos. 

 

Além disso, todas as profissões passam pelos professores da educação básica. Dessa forma, esses cursos preparam indivíduos para atuarem como agentes transformadores na sociedade, capacitando-os não apenas com conhecimento técnico, mas também com habilidades pedagógicas e sensibilidade para lidar com as diversas realidades do ambiente escolar.

 

“Atualmente, em muitas profissões, observa-se uma saturação de graduados que não conseguem ser assimilados pela sociedade. Na contramão disso, há uma carência de especialistas das diversas licenciaturas. Já se fala até mesmo em um ‘apagão de professores’. Diante disso, esses profissionais são facilmente assimilados pelo mercado. Observa-se, portanto, um vasto campo de atuação para um profissional que tende a ser cada vez mais valorizado, diante da falta de docentes”, explica.

 

A coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Prof.ª Dr.ª Andrea Tomazelli, concorda com a opinião do colega. Ela diz ainda que, para ter educação de qualidade no país, é necessária a formação de bons professores, e isso só é possível em cursos de Licenciatura que prezem pela formação de qualidade, como os cursos da Barão.

 

“O mercado sempre tem muitas vagas para professores, seja na rede pública ou privada. Recentemente, tivemos concurso para professores do estado de São Paulo e as vagas sempre estão surgindo. Em evento no final de 2023, o ministro da Educação enfatizou a importância dos cursos de Licenciatura e da necessidade de formação de bons professores, sugerindo investimentos e projetos para a melhoria da qualidade do ensino”, comenta. 

 

Portas abertas no mercado de trabalho

 

As Licenciaturas da Barão são bem avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Letícia Freiria, ex-aluna de Letras, testemunha a qualidade dos cursos. Professora e coordenadora de língua inglesa em uma escola de renome, afirma que muito do seu sucesso profissional na área da Educação deve-se ao fato de ter feito Letras na instituição.

 

“Na Barão, a cada aula, os professores engajam seus alunos nos conteúdos e são exemplos do fazer pedagógico. É perceptível a qualidade do corpo docente e das aulas. A boa reputação do Centro Universitário Barão de Mauá aliada à excelente formação que propicia aos seus alunos abre portas no mercado de trabalho”, assegura.

 

Professor do Ensino Fundamental do ensino público do Estado de São Paulo, Raul Mantovani é mais um dos ex-alunos da Barão que alcançou sucesso na profissão. Graduado em Ciências Biológicas, ele compartilha suas experiências e destaca a relevância dos cursos de Licenciatura no mercado de trabalho.

 

"A instituição proporcionou experiências durante o curso em que pude enxergar o caminho a seguir, como o estágio que realizei dentro dos laboratórios da Barão, o estágio nas escolas, a participação na Semana das Licenciaturas e no programa de Residência Pedagógica, que contribuíram para o crescimento, a formação e a preparação para a realidade da sala de aula. Estudar na Barão foi uma ótima escolha que mudou minha vida para sempre”, diz.

 

Mantovani ainda fala sobre as oportunidades para quem pretende fazer um curso de Licenciatura. “O mercado para o professor é muito promissor, porque as escolas públicas sofrem com a falta de professores, ou com professores incapacitados. Então, quem pretende seguir na área da licenciatura deve se preparar, aproveitar ao máximo a graduação e se capacitar o máximo que puder, pois não vão faltar oportunidades de emprego. O bom professor não fica sem aulas”, finaliza.

 

ESCRITO POR
Rogéria Garcia
MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br
CONTATO ASSESSORIA (16) 3968-3915