Notícias

World Café Literário é realizado por alunos

No dia 22 de outubro, os alunos do segundo semestre do curso de Letras participaram do World Café Literário, organizado pela professora de Teoria da Literatura, Elaine Christina Mota. A atividade é uma metodologia ativa interdisciplinar e teve como objetivo discutir a obra de leitura obrigatória Os Sete Gatinhos, de Nelson Rodrigues. O evento aconteceu na Unidade Central.


Após lerem a peça teatral, fora do período de aula, os alunos dividiram-se em cinco grupos, liderados por cinco “anfitriões”, a fim de discutirem os pontos mais polêmicos trazidos pelo autor. No encerramento da atividade, abriu-se espaço para que cada anfitrião expusesse um resumo do tópico liderado por ele e para que os profissionais das áreas envolvidas esclarecessem as dúvidas que surgiam.

A atividade é realizada em toda turma que esteja no segundo semestre do curso, e o foco é voltado às disciplinas de Teoria da Literatura e Psicologia da Educação. Entretanto, dessa vez, houve a participação de um psicólogo convidado, Abner Pierini, devido aos pedidos dos alunos, que sempre se interessam pelo aspecto psicológico das personagens da polêmica peça. “Foi uma atividade em que os alunos se envolveram bastante desde o princípio. São alunos interessados e que têm sede de conhecimento”, afirma a professora Damaris Simon Borges, responsável pela disciplina de Psicologia da Educação.

Além de ser um instrumento de construção de conhecimento coletivo, o World Café Literário ainda tem como função permitir que os alunos tenham contato com metodologias diferentes, a fim de que eles, como futuros professores, possam escolher algumas para uso em sala de aula. “Quando a turma se envolve na atividade, os resultados são sempre positivos. O perfil dessa turma é questionador, e os alunos são muito responsáveis e ativos. Todos realizaram a escuta respeitosa e a discussão saudável, fatores primordiais para o desenvolvimento da metodologia.”, finaliza Elaine Christina Mota.




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar