Notícias

Teste de Progresso Medicina

Há dez anos, o curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá vem passando por significativas transformações no processo avaliativo de seus alunos, bem como na estrutura curricular e pedagógica. A integração entre as disciplinas, adoção da média 7 como nota mínima de aprovação, são apenas algumas das mudanças implementadas.


         Para analisar o desenvolvimento de cada aluno em várias fases do curso, relacioná-lo com as etapas do currículo da graduação e verificar a qualidade da metodologia empregada, no dia 19 de setembro foi realizado mais um Teste de Progresso.

            Segundo o coordenador doutor Ricardo Lessa, o teste acontece anualmente no encerramento do segundo semestre letivo. “É uma prova bidirecional que busca avaliar a capacidade dos alunos das primeiras séries para integrar seus conhecimentos básicos e envolvê-los na resolução de problemas clínicos mais avançados. No sentido oposto, avalia a capacidade dos alunos concluintes em mobilizar e utilizar os conceitos básicos buscando solucionar as mesmas situações problema. Os resultados têm sido de fundamental importância para a avaliação dos métodos pedagógicos e para proposição de melhorias na relação do ensino e aprendizagem”, comenta.

Neste ano, o teste foi aplicado simultaneamente em sete cursos de Medicina de instituições do interior paulista e mediu o desempenho de cerca de 3 mil estudantes. Na Barão o teste contou com adesão de 95% dos estudantes. Os quesitos selecionados para o teste foram de autoria dos docentes das instituições envolvidas, sendo a aplicação, correção e processamento estatístico dos resultados realizados por uma empresa independente contratada para esta finalidade.

 




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar