Notícias

Semana de Serviço Social

Nos dias 17 e 18 de maio, o Centro Universitário Barão de Mauá realizou o evento: “Integrando Saberes”.


Organizado pelas professoras: Regina Furlan e Nilva Taverna, a atividade contou com a participação dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Letras, Historia, Pedagogia, Direito e pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e Igualdade e da Assistente Social Renata Romanholi Eik Cremonez e Psicóloga Paula Carolina Barboni Dantas Nascimento. A Diretora Institucional Meire Aparecida Perdesolli marcou presença no evento, que aconteceu na Unidade Central.

“É com muita gratidão que a Barão de Mauá realizou este evento do curso de Serviço Social em parceria com as licenciaturas Letras, História e Pedagogia e os bacharelados Psicologia e Direito, juntamente a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Este encontro foi uma oportunidade para compartilhar vivências e experiência que enriqueceram o conhecimento dos participantes”, disse a diretora.

Aberto ao público interno e externo, a atividade ficou centralizada no tema: “Diversidade Sexual e de Gênero: Desafios e possibilidades no contexto das Políticas Públicas e na Garantia de Direitos” e contou com a participação de especialistas que trouxeram conhecimentos e levantaram questionamentos durante os dois dias de encontros.

No evento, a Assistente Social Elisabete Gaidei Arabage e a Psicóloga Elisabete Freire Magalhaes do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e Igualdade da Defensoria Pública do Estado de São Paulo falaram sobre: “A interdisciplinaridade  na Defensoria Pública e a atuação do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial: Diversidade sexual, de gênero e o processo transexualizador do SUS" e o Dr. Paulo Fernando de Andrade Giostri Defensor Público Unidade de Ribeirão Preto membro do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e Igualdade falou sobre: "Aspectos Jurídicos da Diversidade Sexual e de Gênero e o impacto na garantia de direitos e no acesso à justiça", no dia 17 de maio. 

No dia 18, os docentes da Barão de Mauá: Prof. Ms. Rodrigo de Andrade Calsani, doutorando em História Econômica abordou o tema: “Diversidade: Aspectos antropológicos”, o Prof. Dr. Wlaumir Donisete de Souza falou sobre: “Diversidade de gênero: Enfrentamentos na contemporaneidade, a Prof.ª Dr.ª Marlene de Cássia Trivelato Ferreira, coordenadora do curso de Pedagogia, trouxe informações sobre: “Impactos da diversidade de gênero no contexto escolar” e a Ms. Marina de Almeida Borges, Mestre em Serviço Social UNESP de Franca finalizou o evento com o tema: “Entre trevas e arco-íris: Colorindo a diversidade no Ensino Médio”.

Segundo a professora Nilva Taverna, o tema está presente nas agendas que discutem a diversidade no contexto das políticas públicas e também em outros espaços. “A proposta em integrar vários cursos do Centro Universitário e discutir o assunto com diversos profissionais foi de grande impacto para as pessoas que participaram do evento. Os vários olhares sobre a diversidade suscitaram debates que contribuíram para a formação dos discentes e também para acrescentar às práticas já desenvolvidas por profissionais”, ressaltou.

O evento contou com a participação de mais de 380 pessoas.




Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar