Notícias

Semana de Letras da BM

“Armados não de paus e pedras, mas de discurso, encontramo-nos aqui hoje para, por meio da sublimação da arte, livrar-nos deste ovo de que nos fala Caio Fernando Abreu em seu conto. Se não quebrá-lo em mil pedaços, ao menos abalá-lo em sua estrutura, para que outros, armados também de discurso, possam, quem sabe um dia, libertar-se dele”. Essas foram algumas das palavras pronunciadas pelo coordenador do curso de Letras, professor André Luiz Alselmi na abertura de mais uma edição da Semana de Letras.


Voltado a todas as turmas do curso, o evento teve por objetivo discutir as relações de opressão e poder numa sociedade marcada pela intolerância e desigualdade, ressaltar a importância da interpretação do discurso, numa sociedade marcada pelos diálogos de surdos e abrir espaço para se pensar a literatura e a linguagem como lugares de resistência a tudo que promove o sufocamento do indivíduo na sociedade. “O curso de Letras é diferenciado, possui um corpo docente envolvido e disponível que muito nos orgulha, atuando em conjunto para desenvolver o aprimoramento do conhecimento”, comentou a diretora institucional Meire Aparecida Pedersolli.

O evento permitiu aos alunos o contato com docentes de grandes instituições, com palestras no campo da área de Linguística e Literatura. “A Semana  ampliou o repertório de conhecimento dos discentes, promovendo o contato e diálogo com pesquisadores que são referência na área de Letras, com palestras no campo de Literatura Brasileira, Tradução e Semiótica. Além disso, o evento contou com a apresentação de comunicações de alunos-pesquisadores do Centro Universitário Barão de Mauá e de outras instituições”, destacou o coordenador.

Para André, o evento foi capaz de promover uma articulação entre o ensino e a pesquisa. “A Semana foi uma possibilidade de oportunizar aos alunos o contato com diferentes linhas de pesquisas de docentes de universidades estaduais, as quais foram expostas nas diferentes palestras propostas. Além disso, a Semana de Letras possibilitou que alunos concluintes expusessem suas pesquisas desenvolvidas para o Trabalho de Conclusão de Curso, aperfeiçoando as técnicas de apresentação oral de trabalho científico. Por fim, o evento também ofereceu aos discentes a possibilidade de atuação na organização de um evento científico no ambiente acadêmico, alargando suas experiências para além do campo da sala de aula”, finalizou.


 



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar