Notícias

Sem. de Gastronomia traz palestra sobre PANC

No dia 15 de abril, teve início mais uma edição da Semana de Gastronomia. Realizada na Unidade Itatiaia, o evento, que segue até dia 17 de abril e logo no primeiro dia de evento, trouxe a Beatriz Nomellini, gastrônoma e ex-aluna da Barão de Mauá e Paulo Vitor, produtor rural, que falaram sobre \"PANC\" (Plantas alimentícias não convencionais).


Com objetivo de resgate cultural e alimentar, os palestrantes apresentaram alguns exemplos de PANC, como: pulmonária, beijinho e capuchinha, sua produção e aplicação na gastronomia, além de prepararem um cardápio especial para degustação dos alunos. O evento aconteceu na Unidade Itatiaia!

“Mais uma Semana se inicia e um cronograma repleto de atividades será realizado durante os três dias de evento. Para começar trouxemos uma ex-aluna que já foi Chef de cozinha, atuou em muitos restaurante, é professora e hoje trabalha com a produção e comercialização de PANC orgânica”, disse Solange Aparecida Esteves, coordenadora do curso de Gastronomia, na abertura do evento.

Com apresentação física de exemplos de PANC, a palestrante Beatriz Nomellini falou sobre sua trajetória profissional e o verdadeiro motivo de ter deixado o restaurante para morar e trabalhar no campo. “Foi depois de conhecer toda a produção de um orgânico e verificar o quanto eles dão aroma e sabor aos pratos que passei a dar mais valor à sazonalidade das verduras, legumes, flores e frutas. Aprendi a apreciar alimentos não convencionais e preferi-los. Tomei conhecimento do uso dos agroquímicos que contaminam aquilo que a gente consome e por muitas vezes, extinguem algumas espécies quando aplicados”, disse durante palestra.

Junto a Paulo Vitor, que também foi Chef e hoje é produtor rural, eles comandam a Fazenda Santa Esília Orgânicos e o objetivo da palestra deles foi, além de divulgar plantas alimentícias ricas nutricionalmente e de fácil acesso, fazer um resgate cultural e alimentar. “A atitude tem que começar por nós e é importante que os futuros profissionais conheçam a origem de seus ingredientes e valorizem também os alimentos não convencionais”, comentou Paulo.

Ao final da palestra, todos os alunos dirigiram-se a cozinha e degustaram pratos com PANC.

 

 



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar