Notícias

Recepção dos novos alunos de Arquitetura

O ano letivo já se iniciou e junto com ele grandes surpresas para recepcionar os alunos.


No curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Barão de Mauá, no dia 19 de fevereiro, os calouros, estudantes e docentes foram recebidos com uma palestra do engenheiro, coordenador e um dos autores do Programa Município Verde Azul da Secretaria de Estado de Meio Ambiente José Walter Figueiredo Silva, acompanhado da gestora de Estação Ecológica de Ribeirão Preto Alessandra Pinezi e a gestora da APA de Ibitinga Pâmela Guandalini, que falaram sobre o programa Verde Azul e sua relação com as atribuições do arquiteto e urbanista.

Na ocasião, foi apresentado o Projeto de Extensão do curso: Habitabilidade: Iluminação e Ventilação em Habitação de Interesse Social – HIS, proferida pela Prof.ª Rose Borges e os alunos envolvidos: Roberta Geraldo - 2º Semestre, Humberto Borghi Filippini - 2º Semestre, Gabriela Azevedo Da Silva - 4º Semestre, Gisele de Oliveira Primon Zocca - 4º Semestre, Thais Soares da Cunha - 6º Semestre, Daiele Rafaela Cesário dos Santos - 6º Semestre, Eduardo Pupo Slva - 8º Semestre, Giovanna Daltoso Saran - 8º Semestre; Giovana Gléria– 4° semestre e Leonardo Carvalho Tomazeli – 4º semestre.

A palestra do engenheiro José Silva abordou o Programa VerdeAzul que tem por objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. “Conhecer este projeto é de muita importância para os alunos, por se tratar de um planejamento ambiental e gestão abrangente e inovador que tem como objetivo o desenvolvimento de edifícios e cidades mais sustentáveis e humanas. Ações que devem fazer parte da formação dos futuros arquitetos para que tenhamos um futuro com mais qualidade ambiental e de vida para a população”, destaca a coordenadora do curso, professora Flavia Olaia.

Os estudantes ao falarem sobre o projeto de HIS – trabalho orientado pela professora Rose Borges - puderam apresentar as etapas de seu trabalho que é realizado no Núcleo da favela Monte Alegre, em Ribeirão Preto. O objetivo do projeto foi analisar as condições de habitabilidade das habitações a partir das condicionantes de insolação (iluminação e ventilação) e aproximar os alunos das problemáticas referentes às questões de conforto ambiental a partir da experiência in loco, aproximando a instituição de ensino da comunidade, levando soluções para as problemáticas encontradas e realimentando o conteúdo das disciplinas afins em sala de aula.

No dia 20, continuaram com a apresentação dos projetos de Extensão: “Formação do arquiteto e urbanista em ações sociais em parceria com a Casa da Memória Italiana e o Engenho central”, realizada pelo orientador Prof. Henrique Vichinevski  e pelos alunos envolvidos:  Daiele R. Cesário dos Santos, Felipe Malvassore,  Fernanda Cristina Cardoso Damante, Paola Solosinski Arantes, Lucas Henrique Campos, Rodrigo Isaac da Silva, Yasmini Caramori Dutra, Ana Luiza Mucci, Camila Gomes Pepi Paulucci e Jeandra Calado Araújo.

Além da aula trote feita pelo aluno Felipe Crisóstomo e a apresentação do Diretório Acadêmico.“Os projetos em andamento são de grande relevância para a cidade e para os nossos alunos”, comenta a coordenadora.

A recepção contou com a presença de aproximadamente 200 alunos e foi realizada pela coordenadora Flávia Olaia, a Diretora Profa Meire Pedersoli e os docentes: Renata Cortez, Rita Constantini, Maurício Estelita, Jadiel Tiago, Onésimo Carvalho, Marcelo Carlucci, Roberto Ferreira, Augusto Valeri, Vera Migliorini, Henrique Vichinevski, Éder Silva, Rose Borges, José Carlos Bezzon, Wilson Seluque, Marco Antonio Pinheiro, Fernando Gobbo, Ana Lúcia Ferraz e Renê Allegro.




Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar