Notícias

Mudanças climáticas é tema de palestra

No dia 29 de agosto, os alunos do curso de História do Centro Universitário Barão de Mauá participaram da palestra: “Mudanças climáticas e acesso à água na agricultura familiar” ministrada pelo professor Alex Arbarotti. O evento aconteceu na Unidade Central.


Convidado pela professora Naionora Freitas, Alex falou sobre sua pesquisa de doutorado. “A palestra que fiz tratou de uma das discussões do meu doutorado, em que busquei articular as sensibilidades dos agricultores familiares em relação às mudanças climáticas. Para demonstrar como eles têm percebido essas mudanças tomei como elemento de análise as distintas maneiras de acessar à água nos últimos trinta anos de um grupo de agricultores do Assentamento Rural de Reforma Agrária Reunidas, no município de Promissão/SP. As conclusões da palestra apontaram para o fato de os agricultores perceberem uma mudança no regime de chuvas e a diminuição na disponibilidade hídrica dos poços artesanais”, comentou.

Segundo o coordenador do curso professor mestre Rafael Cardoso, o evento trouxe conhecimentos de rica importância aos futuros professores. “A palestra nos levou a ressignificar a importância do meio ambiente, em especial da água, para as análises sociais. O historiador não deve se abster de questionar e problematizar a relação homem-natureza, seja na sua esfera material, seja na representacional. Neste sentido, o curso cumpre com aquilo que o Mec solicita e realiza, verdadeiramente, uma formação cidadã, respeitosa ao meio ambiente e atenta a complexidade que vivemos”.



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar