Notícias

Mostra de Cinema

No dia 19 de março, os alunos dos cursos de Licenciatura participaram da Mostra de Cinema, organizada pelo coordenador de Letras, André Alselmi. A atividade teve por objetivo discutir o filme: “Escritores da Liberdade”.


Na data, os alunos puderam assistir ao filme “Escritores da Liberdade” e conhecer a história de uma professora que trabalha com classes sociais menos favorecidas e encontra obstáculos advindos do sistema, da escola, dos colegas e dos próprios alunos. No filme, ela consegue encontrar um canal de comunicação com os alunos e fazer com que o ensino de língua e literatura seja não apenas interdisciplinar, mas, principalmente, significativo para eles.

A história contada no filme fez com que os alunos refletissem sobre a prática pedagógica e como a arte de ensinar pode ser encantadora. “Na atividade eles puderam conhecer um pouco da rotina do professor e ainda refletir sobre a importância de criar ou encontrar um significado para o que quer que esteja no plano de ensino, colocando a construção de cidadãos atuantes e conscientes acima de um ensino conteudista, inibitório e sem relação com a realidade”, comenta a professora Elaine Christina Mota.

Após a exibição do filme, foi realizado um debate, com sugestões de projetos e atividades que pudessem ser realizados pelos estudantes de licenciatura. “Na aula, os alunos puderam esclarecer dúvidas e comentar sobre suas experiências e seus anseios, o que eles afirmaram ter sido de grande valia para uma prática mais reflexiva e mais responsável”, revela a professora. 

Segundo o coordenador do curso André Alselmi, a Mostra de Cinema acontece regularmente. “A atividade é comum no curso e, todos os anos, tem um enfoque diferente, porém sempre com o objetivo de dar aos alunos a oportunidade de reflexão sobre a prática pedagógica e o que ela envolve”, finaliza. 






Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar