Notícias

Medicina realizou a API na Santa Casa

Do dia 13 a 16 de maio, o curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá realizou mais uma edição da API - Avaliação de Progresso Interna. Durante a atividade, discentes do 4º, 7º E 11 períodos participaram de uma prova teórica e prática.


A atividade teórica aconteceu na Unidade Central e a prática no Hospital Escola da Santa Casa, seguindo o modelo das avaliações OSCE - Objective Strutured Clinical Examination.

O curso preconiza uma metodologia ativa de ensino denominada TBL (Team-Based Learning), sendo fundamental que ocorra um alinhamento desta metodologia com as estratégias de avaliação. “A API possibilita a avaliação de diferentes competências essenciais para a prática profissional em situações simuladas. Atualmente, este modelo é empregado em vários cursos de Medicina, assim como em principais provas de residência médica do País”, destaca.

Na API deste ano, as avaliações foram estruturadas e baseadas nos conhecimentos pertinentes ao momento de formação de cada período. Foram construídos e disponibilizados cinco cenários, nos quais foram utilizados recursos como vídeos, simulações com manequins e atores, interpretação de exames, entre outros. “Durante a atividade, os alunos percorriam um corredor e permaneceram por tempo cronometrado em cada estação, recebendo um feedback do avaliador ao final da execução da tarefa”, reforça. 

 




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar