Notícias

Letras realiza projeto Clube de Leitura

No dia 30 de maio, os professores André Luiz Alselmi e Marília Ferranti Scorzoni apresentaram, na II Semana de Letras do Instituto Federal de Sertãozinho, uma comunicação com os resultados do projeto Clube de Leitura, desenvolvido em escolas estaduais pelos professores André Luiz Alselmi, Elaine Christina Mota, Marília Ferranti Scorzoni e Rafael Felix de Almeida, do curso de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá.


Segundo André Alselmi, coordenador do curso de Letras, o projeto –  resultado de uma parceria entre essa instituição de Ensino Superior e a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – promove encontros quinzenais entre, de um lado, professores e alunos do Centro Universitário Barão de Mauá e, de outro, estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de Ribeirão Preto.  “A proposta pedagógica tem como unidade didática o texto literário, cuja escolha está relacionada ao contexto observado nas escolas e, também, é direcionada pelos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Pretende-se, a partir dos encontros, desenvolver experiências de leitura com base no referencial teórico do letramento literário, desenvolvido por Cosson (2007), a partir de uma sequência básica que compreende as seguintes etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação”, comenta.

 

Em prática desde 2017, o projeto apresenta resultados muito positivos, relatados pelas escolas, acerca do desempenho leitor dos alunos. “Nota-se uma motivação dos alunos em relação à leitura, impulsionados pelo novo olhar para o texto literário, a partir das atividades desenvolvidas durante os encontros”, finaliza André.

 

  



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar