Notícias

Lançamento Laboratório GAS

A pré-aceleradora de starturps e fomento ao empreendedorismo, inovação e tecnologia foi lançada na Barão de Mauá


Dia 19 de setembro marcou a história do Centro Universitário Barão de Mauá. 

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento criativo e facilitar a evolução de projetos de inovação e empreendedorismo, os cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas,  Ciências da Computação, Design Gráfico e Jogos Digitais do Centro Universitário Barão de Mauá lançaram o 1º Laboratório de Inovação Universitário em uma Instituição privada da região de Ribeirão Preto, nomeado: “GAS - Innovation Lab”.

Na ocasião, a reitora Prof.ª Dr.ª Dulce Maria Pamplona Guimarães realizou a abertura do evento que contou com a presença da diretoria, reitoria, docentes, discentes, alunos, ex-alunos da Barão de Mauá e empresas convidadas. “Há aproximadamente um ano fomos convidados a conhecer o projeto do GAS e nos deparamos com uma proposta diferenciada e inovadora. Desejamos que este laboratório contribua com a formação de nossos alunos e abrigue novos projetos”, comentou na abertura do evento.

O GAS - nome criado pelos alunos de Design Gráfico - localizado na Unidade Itatiaia, por meio de um concurso, integra uma sala toda adesivada, com cores vibrantes e imagens de grandes renomes da tecnologia, como Steves Jobs, Mark Zuckerberg, entre outros, equipada com TVs, impressora 3D, lousa touch, datashow e toda uma estrutura de um espaço inovador e visa funcionar como uma pré-aceleradora de startups, fomentando o empreendedorismo, inovação e tecnologia. “A parceria do GAS com o SUPERA, Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto visa facilitar a validação de ideias para assim, potencializar o mercado”, disse o coordenador do curso de Administração, Prof. Eduardo Garbes Cicconi.

Ainda no evento, os presentes puderam participar da palestra: “Universo empreendedor - da ideia à inovação", ministrada pela engenheira Luciana Hashiba. Engenheira de Alimentos pela UNICAMP, com MBA pelo Ibmec, possui mestrado e doutorado em administração de empresas pela FGV - EAESP nos temas: colaboração, desempenho, inovação e sustentabilidade, atua em inovação desde o início de sua carreira, percorreu toda a cadeia de valor da indústria de embalagens desenvolvendo novos materiais, mercados, serviços, processos e embalagens (ITAL/CETEA, Itap Bemis/Dixe Toga, Natura) e, ainda na Natura, atuou em gestão de pesquisa e desenvolvimento, gestão de projetos de desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Foi responsável pela gestão estratégica de inovação e pelo modelo de inovação aberta em redes (parcerias, inteligência de redes para inovação, programas Natura Campus, Cocriando Natura e Natura Start Ups). “Estimular o empreendedorismo e a tecnologia é um passo muito importante na formação, principalmente, dos alunos que estarão no mercado amanhã”, destacou a palestrante.

A aluna Vanessa Luz do 2º semestre de Design Gráfico já tem planos para a utilização do GAS em um dos seus projetos. “Desde nossa primeira aula no laboratório que novas ideias já surgiram na minha cabeça. Pretendo ainda este semestre desenvolver alguns brindes na impressora 3D”.

Para o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do SUPERA Willy De Goes, este tipo de iniciativa possibilita a formação de grandes empreendedores. “Meu trabalho é este, trabalhar diariamente com tecnologia e inovação e a iniciativa de criar um laboratório, voltado para os alunos que tem contato com a tecnologia, melhor qualifica e muito contribui para a formação deles”, ressaltou.

O laboratório é um ambiente voltado para o desenvolvimento criativo dos alunos. “Este espaço só tem razão de existir para e pelos alunos. Nosso primeiro passo é que ele funcione como um ambiente que estimule a criatividade deles e já temos planos para que a comunidade possa também frequentar”, finalizou o coordenador de Jogos Digitais e Design Gráfico Prof. Me. Guilherme Vaz Torres.



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar