Notícias

Ex-alunos vencem Place Branding

Carolina Silvestre e Lucas Thomazini, ex-alunos do curso de Design Gráfico são motivos de orgulho para a Barão de Mauá, pois conquistaram o 1º lugar no “Concurso Cultural Place Branding – Uma Marca para Ribeirão Preto”. O resultado foi divulgado ontem, 13 de dezembro e os vencedores foram premiados com um troféu e um cheque no valor de R$ 5 mil.


Segundo Carolina, a conquista é resultado de estudo, pesquisa e dedicação. Ela ainda comenta sobre o aprendizado proporcionado pela instituição. “A Barão de Mauá me trouxe ótimas experiências, amizades e principalmente um aprendizado imenso. Agradeço ao professor Gilberto Pereira Salgado Junior, que contribuiu com o meu desenvolvimento pessoal, além de ser responsável por toda a base em branding e identidade que tenho”, disse.

Organizado pela Immaginare Escola de Criação e Design e ZAG Consultoria de Marcas, o concurso aconteceu de setembro a dezembro e teve como objetivo, criar uma logomarca para Ribeirão Preto, no intuito de gerar uma revitalização do espírito local e da credibilidade da cidade, além de expandir seu potencial social e econômico.

Os amigos dos ex-alunos da Barão, Ricardo Mussi e Cauê Buck também integram a equipe campeã do concurso, que foi composto por quatro etapas: inscrição, envio de material, votação de jurados e votação popular.

Para Thomazini, a experiência foi fantástica, pois a competição reuniu participantes de todo o país. “Foi uma grande conquista ter nossa marca sendo escolhida para representar Ribeirão Preto em meio aos 189 projetos que concorreram ao prêmio”, afirma.

O coordenador do curso de Design Gráfico da Barão, Guilherme Torres também falou sobre a vitória dos ex-alunos. “Ambos foram diferenciados desde os primeiros meses de faculdade, sempre participativos e dispostos a encarar desafios. Não me surpreende vê-los nesta posição de destaque. Eu e os professores estamos orgulhosos e felizes, pois sempre queremos o melhor para nossos alunos e ex-alunos”, finaliza.

Os professores do curso de Design Gráfico da Barão, parabenizaram os vencedores pela conquista. Confira os depoimentos.

"Orgulho e sensação de dever cumprido! São esses dois sentimentos que resumem o significado da conquista dos nossos ex-alunos no concurso Place Branding Ribeirão. Em meio a muitos concorrentes e profissionais experientes, esse pessoal provou que soube aplicar os conceitos do Design aliados à realidade do mercado, nessa proposta. Se tornaram vencedores, e agora tem seus nomes marcados na história e na marca da cidade. Estão de parabéns”! (Paulo Nabas)

"Muito orgulho dos nossos ex-alunos pela conquista do Place Branding Ribeirão. Dedicados e sem medo de desafios, encararam profissionais experientes e levaram o prêmio. Provaram sua competência e conhecimento do mercado. Que o sucesso continue os acompanhando sempre focados no trabalho, estudo e talento. Parabéns e sucesso"! (Glauco Rosa)

“O processo construção de uma identidade visual apesar de resultar em um símbolo bastante econômico, requer o domínio de quase todas as áreas fundamentais do Design Gráfico, como: forma, função, expressão e conteúdo. Sincretizando elementos díspares da nossa linguagem em uma forma visualmente reconhecível. A peça vencedora reflete as longas aulas sobre identidade visual que ministrava junto aos alunos Carolina Silvestre e Lucas Thomazini, e não nego, mais aprendi do que ensinei a eles, pois o senso crítico de ambos era pungente em sala durante as discussões que muitas vezes beiravam o limiar da paciência alheia. Brincadeiras à parte, essa atitude que é bastante comum entre os alunos do curso, remete ao perfeccionismo, condição que atualmente está em falta.Também parabenizo os outros dois integrantes do grupo vencedor, Cauê Buck e Ricardo Mussi, que tiveram papel importante na concepção da peça”. (Gilberto – Giba)

“Quem está de 'fora' não imagina quão difícil é criar uma marca para uma cidade. Transformar conceitos em formas e sensações é trabalho de artista. E o mais difícil é agradar a todos. Por estas razões e outras mais, parabenizo imensamente à equipe vencedora do concurso Place Branding RP - uma marca para Ribeirão - e às outras equipes que se debruçaram na difícil missão de entender quem é Ribeirão e como poderiam traduzir isso em imagens! Ribeirão é uma potência, mas também é contradição, que precisamos cuidar de maneira criativa e não esperar que cuidem por nós. Acredito que, estamos dando passos importantes neste sentido e olhar para quem somos e como nos traduzimos é um deles. "Encontre-se", a proposta que venceu por escolha popular, é também uma visão a ser imprimida na cidade. A imagem me lembra o amuleto de Tomie Ohtake instalado sob o teto do Teatro Pedro II. Também me lembra um labirinto e uma digital. Seja partindo de uma representação de um local de cultura da cidade (o teatro), de novos caminhos a serem descobertos (o labirinto) ou do reconhecimento de quem somos (a digital), de qualquer maneira o que me pegou nesta marca é que temos que nos encontrar, nos reconhecer, olhar dentro e ao redor para chamar esta cidade de lar e, assim, conseguir cuidar dela como cuidamos de nossa casa. Para finalizar, parabenizo em especial dois membros da equipe vencedora, a Carol e o Lucas, que conhecemos mais de perto por serem ex-alunos nossos do curso de Design Gráfico e por suas trajetórias de compromisso e de responsabilidade. O caminho de ambos dentro da instituição foi exemplar, desenhado com dedicação e muito encontro entre o desejo pessoal, o trabalho em equipe e a proposta do nosso curso. Ficamos imensamente felizes em saber que cumprimos nossa missão enquanto educadores, contribuindo na formação destes profissionais inquietantes e pessoas éticas. Um grande abraço a vocês, meus queridos, com o coração grato pelo trabalho que realizaram para nossa cidade”. (Roberta – Beta)

“Não foi à toa que esse trabalho foi o vencedor. Dos cinco finalistas, é o mais claro, limpo e comunicativo. É um trabalho “padrão Barão”: são poucas imagens e um texto explicativo sucinto. Claro, que não tem como não ficarmos contentes e satisfeitos por ver essa conquista, que leva também o nome da Barão, mas o mérito é todo deles! Parabéns, queridos! Desejo todo o sucesso para vocês”! (Alberto)




Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar