Notícias

Ermínia Maricato fala sobre o Projeto Brasil

No dia 23 de agosto, a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato marcou presença no Centro Universitário Barão de Mauá e falou sobre o Projeto Brasil Cidades para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Vivências, luta e amor permearam todo o evento, que aconteceu na Unidade Camilo.


Com objetivo de elaborar, por meio de uma construção social, um projeto para as cidades do Brasil, no médio e longo prazo, tendo como parâmetros a justiça espacial, intraurbana e regional; a sustentabilidade social, econômica e ambiental; o combate a toda sorte de desigualdade – social, racial e de gênero – o respeito à diversidade geográfica e cultural, além do controle social e o respeito aos recursos públicos, a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, durante a palestra, falou sobre o Projeto Brasil Cidades. “Devemos lutar para a aplicação dos princípios do arcabouço legal conquistado com as lutas pela Reforma Urbana assumidos na Constituição Federal de 1988”, comentou a palestrante.

O evento, organizado pelo curso, contou também com a participação membros da Comunidade Cidade Locomotiva e Organização Levante Popular da Juventude e teve apoio da BR Cidades. “Um evento que trouxe muita reflexão sobre nossas cidades”, comentou a coordenadora do curso Flávia Olaia.

O Projeto Brasil Cidades é uma iniciativa da Frente Brasil Popular, coordenada nacionalmente por Ermínia Maricato, Karina Leitão, Paolo Colosso, Carina Serra, Lício Lobo, Maurílio Chiaretti e Fernando Túlio S. R. Franco. Sua motivação vem da constatação que, apesar da criação do Ministério das Cidades e da conquista de arcabouço legal urbanístico inovador, as cidades retomaram o rumo do aprofundamento da desigualdade, privilegiando o uso dos carros em detrimento do transporte coletivo e um radical espraiamento urbano que aumenta os custos da urbanização, favorecendo a especulação com terras e ampliando as viagens diárias.

“Para nós é uma honra receber uma convidada que atua em movimentos que lutam pela justiça”, finalizou a diretora institucional Meire Aparecida Pedersolli.



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar