Notícias

Psicossomática e Depressão é tema na BM

No último sábado (28), o Diretório Acadêmico do curso de Psicologia da Barão de Mauá realizou um minicurso com o tema: “Histórico da Psicossomática e Depressão Hoje”. A atividade aconteceu na Unidade Central.


Com objetivo de agregar conhecimentos aos participantes do evento, o minicurso teve por objetivo trazer novas informações sobre como a psicologia ou a saúde mental interfere ou se correlaciona com a saúde física.

Destinado para o público externo e interno, o evento contou com a presença dos palestrantes: Rogério Ziotti e Andréa Nícia Gussi que apresentaram um breve histórico da psicossomática, discutiram sobre este tipo de doença que tem como base uma manifestação orgânica, provocada por problemas emocionais e falaram sobre a depressão.

A palestrante Andréa, ao falar sobre o histórico da Psicossomática, desde os primitivos aos dias atuais, passando por diversas civilizações e épocas, trouxe informações como: a importância da relação mãe e bebê. “Durante toda a atividade foi abordado os princípios da Psicossomática, a história do médico e psicanalista Donald Winnicott, que trabalhou com crianças durante a Segunda Guerra Mundial e nos abrilhantou com os estudos da importância da relação mãe x bebê, a Função Alfa, a angústia do bebê, a Somatização e Mentalização, a Inversão da Função Alfa, a Significação e a Função Terapêutica", comenta. 

Rogério, apresentou o tema: ‘Depressão: Histórico, Sintomatologia, Casos e Psicoterapia” e falou sobre casos de depressão. “Depressão em seu largo espectro: dimensões físicas, psíquicas e sociais”, afirmou que a depressão hoje é vista como uma patologia séria, muito frequente e que requer no tratamento várias áreas do conhecimento. “É muito importante que seja bem diagnosticada, compreendida e desestigmatizada. O sofrimento e a fragilidade psíquica são características que merecem muita atenção. Portanto uma patologia com grande nível de danos e que merece ser tratada como tal”, revela. 

 




Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar