Notícias

Clube de Leitura na Feira do Livro

No dia 20 de maio, o coordenador do curso de Letras, André Alselmi, e os docentes responsáveis pelo Clube de Leitura estiveram presentes na 18ª Feira do Livro e participaram de um debate com apresentação de alguns dos resultados desse projeto.


A atividade é uma parceria entre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e o Centro Universitário Barão de Mauá e ocorre quinzenalmente, do 9º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio, em escolas estaduais de Ribeirão Preto.

 

A proposta leva um novo olhar sobre a leitura aos jovens das escolas participantes e visa a desenvolver habilidades de interpretação textual e comunicação, partindo não apenas da leitura, mas também de dramatizações, dinâmicas apropriadas à faixa etária das séries com as quais os docentes trabalham, além de músicas e exibições de vídeos e músicas que dialoguem com os textos. 

 

O projeto já está em sua terceira edição e tem trazido bons resultados. Os estudantes que participam do Clube de Leitura acreditam que os textos trabalhados e as dinâmicas apresentadas permitem uma reflexão mais profunda sobre os textos e, também, sobre alguns aspectos da vida.

 

Devido ao caráter diferente da proposta, que foge ao de uma aula tradicional e permite que os alunos tenham atividades com as quais não estão acostumados, os alunos se sentem à vontade para fazer experimentações em torno de um texto e aprendem a ter uma nova perspectiva até mesmo em relação a fatos cotidianos.   

 

Para André Alselmi, iniciativas como essa podem ser alternativas para o desafio de despertar o interesse dos alunos pela literatura. “Para aproximar os alunos do universo da escrita, é fundamental a escolha de textos acessíveis, que dialoguem diretamente com sua realidade, que permitam um envolvimento afetivo e, também, uma reflexão sobre seu universo”, explica. 



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar