Notícias

Clayton Guimarães realiza mentoria no GAS

No dia 28 de fevereiro, os estudantes dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências da Computação, Design Gráfico e Jogos Digitais com seus projetos de inovação aprovados pelos docentes, participaram da segunda mentoria do processo de pré-aceleração, realizada pelo convidado Clayton Guimarães, diretor da Sevna Startups e também do Founder Institute Brazil, com o tema: “Pesquisa de Problema”.


Na ocasião, o coordenador do curso de Administração da Barão de Mauá Eduardo Cicconi e o professor Paulo Eduardo Canedo Nabas participaram da atividade, que foi realizada no GAS. “Esta é mais uma etapa que vão auxiliar os alunos a dar continuidade aos seus projetos. O Clayton, além de ter muita experiência na área de inovação, já teve uma startup e passou por todas as fases do desenvolvimento do seu ‘negócio’. Experiência muito válida para passar para os alunos”, comenta Cicconi.

Foi em uma apresentação bastante dinâmica e instigante que Clayton - formado em Engenharia Eletrônica com mestrado em Bioengenharia pela USP, com intercâmbio em Gestão de Inovação pela Escola Politécnica de Montreal - falou sobre a importância de analisar o comportamento das pessoas.“Sua empresa sempre será desenvolvida a partir do estudo do comportamento de seu público. Ela nem sempre entrega a solução para um problema, mas sim propostas que façam este público utilizar sua ‘ferramenta’ e para isso há um método de pesquisa que te auxilia a conhecer seu público e então, chegar a uma ‘solução’”, revela.

Com exemplos trazidos do mercado e vídeos com trechos de filmes, Clayton afirmou que um bom negócio nasce quando se consegue ouvir o “coração” de outra pessoa. “Não basta conhecer os seus desejos e entender o que você precisa para solucionar um problema seu. Quando se pensa em uma empresa, é preciso ir a campo, ouvir as pessoas, conhecer suas rotinas, entender os seus problemas e trabalhar para solucionar os problemas delas”, ressalta.

Ao final da apresentação, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o design research que nada mais é que o método para ter ideia por meio de pesquisas, sejam elas quantitativas ou qualitativas.

O próximo encontro será o “status day” e acontecerá no dia 7 de março. 




Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar