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Capacitação Medicina

No início do mês de setembro, a Coordenação da Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) realizou o curso de capacitação docente para a elaboração de questões dissertativas e de múltipla escolha.


O curso teve como objetivo instruir os docentes a formularem questões consideradas de alta qualidade tendo, como base, os conceitos propostos e globalmente difundidos pela equipe do National Board of Medical Examiners - NBME. A elaboração de questões de alta qualidade vem consonante à nova estrutura pedagógica que envolve metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino médico contemporâneo.
Para a realização deste curso de capacitação, foi elaborado um Estudo Dirigido por meio da plataforma de EAD (Ensino à Distância) em que todos os conceitos e exemplos do NBME, disponíveis em publicações próprias, foram resumidos e organizados em um passo-a-passo de fácil e rápida leitura. Com isso, os docentes tiveram a oportunidade de se prepararem antecipadamente ao encontro presencial, após a leitura e realização de exercícios, de forma prática e efetiva.
No encontro presencial, um total de 50 docentes (66,7% do corpo docente do curso de Medicina) compareceu no período da manhã ou da tarde na sala 306 do prédio central do CBM. Na ocasião, o professor Luis Fernando Joaquim reapresentou a ideia e os conceitos do NBME aos ouvintes, discutiu várias dúvidas com relação ao processo de elaboração de questões de alta qualidade, tanto dissertativas quanto de múltipla escolha, e complementou com um feedback individual a cada docente, referente ao exercício de elaboração de questões que todos realizaram para a capacitação definitiva.
O encontro presencial contou com a participação ativa do professor Dr. Ricardo Miranda Lessa, coordenador do curso de Medicina do CBM. Além de auxiliar na discussão das dúvidas dos colegas docentes, ele aproveitou o ensejo para apresentar a equipe que compõe o Núcleo de Apoio Pedagógico e de Experiência Docente - NAPED, responsável pela capacitação em voga.
“É digno de nota que a organização de um estudo dirigido no modo EAD com, pelo menos, 15 dias de antecedência, teve um caráter essencial no sucesso do curso de capacitação docente neste ano”, comentou o coordenador.




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