Notícias

BM realizará atividades na Feira do Livro

Palestras, saraus, oficinas, tour histórico e a presença de um planetário serão algumas das atrações


O Centro Universitário Barão de Mauá apoia a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontecerá de 9 a 16 de junho.

Além de um estande com informações sobre cursos, a instituição ainda terá um planetário que reproduz o céu de modo artificial, por meio de projeção fulldome 180°. Mais do que um instrumento didático, o planetário é uma forma de viajar através do tempo e do espaço.

Os filmes terão duração de 15 a 20 minutos e abordarão temas, como: biodiversidade, formação dos planetas, conceitos da Teoria da Relatividade, descobertas astronômicas e os sentidos do corpo humano.

As sessões serão realizadas de meia em meia hora e os convites poderão ser retirados no estande da instituição.

Professores e estudantes da Barão, também estarão presentes durante os dias do evento, proporcionando conhecimento e entretenimento cultural para os visitantes. Confira a programação e participe!

- De 10 a 14/06 – Herança Cultural

Horário: 14 às 17h30

Local: Estande Centro Universitário Barão de Mauá

Alunos e professores dos cursos de História e de Pós-graduação em História, Cultura e Sociedade, promovem um Tour Histórico na Feira do Livro.

- 10/06 (Segunda-feira) - Sarau do Curso de Letras

- Horário: 19h

- Local: Estande Fundação do Livro e Leitura

Aberto à participação direta do público, o evento conta com encenações, declamações e apresentações musicais de alunos, professores e a coordenação do curso.

- 11/06 (Terça-feira) - Sala de Aula Aberta | Práticas interdisciplinares na formação de professores – com Claudia Baldo, Liliane Cury Sobreira, Damaris S. C. Borges.

Horário: 14h

Local: Centro Cultural Palace - Auditório 1º Andar

As professoras e pedagogas relatam uma experiência de ensino e aprendizagem muito interessante, envolvendo um trabalho interdisciplinar entre a arte, o jogo, a brincadeira e as tecnologias digitais de informação e comunicação.

- Sala de Aula Aberta | A literatura infantil no contexto do desenvolvimento da competência social - com Marlene Trivellato Ferreira e Damaris S. C. Borges

Horário: 16h

Local: Centro Cultural Palace - Auditório 1º Andar

A aula discute o uso da literatura infantil, pelo professor, como instrumento para a promoção da competência social de crianças e adolescentes, prevista pela BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

- Palestra: “Entre uma história e outra, uma nova história: as misérias diárias de Carolina Maria de Jesus em Quarto de despejo – Diário de uma favelada” - com André Luiz Alselmi

Horário: 19h30

Local: Theatro Pedro II - Auditório Meira Junior

André Luiz Alselmi discute aspectos importantes da obra de Carolina Maria de Jesus, que constitui um duro retrato do cotidiano de uma catadora de lixo, moradora de uma favela em São Paulo.

- 12/06 (Quarta-feira) – Sala de Aula Aberta | A BNCC – Professor está preparado para trabalhar com as competências? com Patrícia Papa e Diego Lion.

Horário: 14h

Local: Centro Cultural Palace - Auditório 1º Andar

A BNCC traz um novo desafio: olhar para a formação do aluno a partir das competências. Qual o caminho para trabalhar sob esta perspectiva sem prescindir dos conteúdos? Como conciliar as 10 competências gerais com as específicas? Questões que visam auxiliar os professores a trabalhar a prática em sala de aula.

- Encontro | Projeto Clube de leitura nas escolas com André Luiz Alselmi, Elaine Christina Mota, Marília Ferranti Scorzoni, Rafael de Almeida Arruda Felix, Liliane Cury Sobreira.

Horário: 14h30

Local: Centro Cultural Palace - Galeria 1º andar

Professores dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Barão de Mauá apresentam os resultados do Clube de Leitura, fruto de uma parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que promove encontros quinzenais entre professores e estudantes do Centro Universitário e alunos do Ensino Médio de escolas públicas.

- Oficina | Letramento literário e os ODS com Renata Cortez, Marília Scorzoni e Elaine Christina Motta.

Horário: 16h

Local: Centro Cultural Palace - Auditório 1º Andar

Oficina pautada no letramento literário para o desenvolvimento de práticas leitoras que possibilitem discutir os objetivos do desenvolvimento sustentável por meio da intertextualidade.

- 13/06 (Quinta-feira) – Sala de Aula Aberta | A educação como espaço de empoderamento social: práticas escolares de História e Filosofia - com Ricardo Morais Scatena e Ricardo Alexandre Coimbra de Mendonça.

Horário: 16h

Local: Centro Cultural Palace - 1º Andar

A palestra discute o que é empoderamento social frente a uma sociedade que não aceita a diferença e aborda como as práticas escolares podem fortalecê-lo.




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar