Notícias

Barão realiza a XXII Semana de História

Com o tema: Uma invenção chamada Brasil, a Barão de Mauá realiza a XXII Semana de História, que teve início no dia 22 de maio e segue até o dia 25.


Palestras e debates sobre o tema são realizados na Unidade Central e no Theatro Pedro II, na Feira do Livro. 

Na abertura, a Diretora Institucional Meire Aparecida Pedersolli marcou presença no evento. “Neste ano, a Semana de História trabalha um tema bastante polêmico, onde serão debatidos, refletidos e analisados momentos da história brasileira que muito enriquecem o conhecimento de nossos futuros alunos, afinal são com os docentes que vão nascer as mudanças”, comenta a diretora.

Segundo o coordenador do curso de História Prof. Ms. Rafael Cardoso, o evento tem um único objetivo: a formação de qualidade”. “Essa Semana Acadêmica só aconteceu com a contribuição de docentes e alunos que se envolveram para entregar um evento com palestrantes de peso”, destaca.

O Pesquisador (CPq) de pós-doutorado da USP, com doutorado em História pela Unesp. Conferencista convidado da Universidade de Fribourg (Suíça) e, desde fevereiro de 2018, editor associado, na área de ciências sociais, das atividades científicas do grupo Theoretical Practice (círculo internacional de pesquisadores sediado na Universidade Adam Mickiewicz - Polônia) Prof. Dr. Felipe Ziotti Narita foi o palestrante do primeiro dia do evento e ministrou a palestra: “A invenção da sociedade: nação, moral e estruturas de socialização na formação do Brasil”. “Minha tarefa é discutir um pouco minha trajetória de pesquisa, que pode parecer uma dinâmica um pouco solitária, mas que nada tem a ver com isso, pois qualquer pesquisa ou trabalho a ser realizado você não faz sozinho. Mesmo que um autor assine algo, ele depende outras pessoas e outros conhecimentos”, afirma. 

Ainda na data, os alunos Ulysses de Paiva Faleiros Neto e Marcelo Araujo foram homenageados por participarem da luta pela memória riberãopretana quanto as instalações do Arquivo Público da Cidade.




Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar