Notícias

Barão de Mauá sedia Seminário Internacional

O Centro de Ação Integrada em Sustentabilidade (CAIS) e o Centro Universitário Barão de Mauá realizaram o “Seminário Internacional - Desperdício de Alimento e ODSE12”. O evento contou com o apoio dos Governos Sueco e Brasileiro e aconteceu no dia 8 de dezembro na Unidade Independência.


Prefeitos, representantes de municípios da região de Ribeirão Preto e convidados internacionais discutiram sobre um dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSE12)”, que integra o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, aprovado em 2015 pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele prevê que até 2030 todas as nações comprometidas com o consumo e produção responsáveis, tenham gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.

            Elisabet Koch, economista ambiental especializada na Política de Desenvolvimento da Agência de Proteção Ambiental da Suécia foi uma das palestrantes que passaram pelo seminário. Os integrantes do Projeto Heróis x Desperdício de Brodowski também marcaram presença. O programa é voltado para crianças e jovens e tem como objetivo a sensibilização contra o desperdício, por meio de práticas diárias e do estímulo ao esporte e à cultura.

            Para Thiago Favaro, o evento foi de grande importância, pois vivemos numa sociedade na qual a cultura da abundância está presente em nosso cotidiano. “Mesa farta, dispensa e geladeira bem abastecidas, confirmam essa realidade. Contudo, como foi exposto no seminário, devemos voltar nossa atenção para mudarmos esse cenário e darmos mais ênfase ao consumo consciente e atingirmos o objetivo da redução do desperdício de alimentos”, afirma o diretor da Barão.

Segundo Kelly Dalben, relações internacionais do CAIS, o seminário foi um marco nacional, que reuniu desde crianças até experts sobre o tema. “Essa plataforma colaborativa, que o evento simbolizou, iniciou uma ampla discussão sobre o desperdício, envolvendo desde políticas públicas até ações locais. Aos olhos do CAIS, o evento foi um sucesso! Esperamos que em breve a sociedade colha os bons frutos de tanta sinergia sobre o tema. Diminuir o desperdício está ao alcance de todos e é possível”, finaliza a ambientalista.



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar