Notícias

Atendimento psicológico simulado é atividade

Com a proposta de ensinar na prática, Felipe Areco realizou atendimento clínico simulado durante aula


Problemas com relacionamento, distúrbio de imagem, obsessão, baixa autoestima e insegurança, essas foram algumas das questões trabalhadas durante o atendimento psicológico simulado entre o docente Felipe Areco, no papel de psicólogo e a atriz Camila de Oliveira, no papel de paciente. A atividade foi destinada aos alunos do quinto semestre de Psicologia da Barão de Mauá, na Unidade Central.

O objetivo da atividade foi demonstrar na prática como funciona um primeiro atendimento psicológico desde a entrada do paciente no consultório de um psicólogo. Na ocasião, Felipe e Camila construíram uma história que pode ser vista na contemporaneidade, entre eles: vícios referente às redes sociais, relacionamentos, comportamentos compulsivos, atitudes repetitivas desde da infância, entre outros. “Nessa experiência de aprendizagem, o intuito foi trazer temas comuns e provocar os alunos a refletirem em possíveis estratégias e intervenções na atuação do profissional”, destaca Felipe.

O papel do psicólogo e sua postura profissional também foram abordados durante a atividade. “A psicoterapia é sempre uma caixinha de surpresa e precisa ser tratada com cuidado, pois ela depende do profissional, do paciente, do relacionamento que construído entre eles e das possíveis permissões vindas do paciente. Por isso tentei ao máximo demonstrar de maneira objetiva como deve ser a postura do profissional”, revela Felipe.

Ao final da atuação, os alunos participaram da atividade apresentando o que puderam observar e tiraram suas dúvidas com o professor.



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar