Notícias

Alunos participam de construção de Almanaque

Realizado no auditório Meira Júnior, do Theatro Pedro II, no dia 21 de março, o lançamento do “Almanaque de espaços não formais de ensino da região metropolitana de Ribeirão Preto” rendeu muita emoção e cultura. Coordenador, docente, alunos e ex-alunos do curso de História e Letras do Centro Universitário Barão de Mauá participaram da construção da obra, junto a outros professores das redes municipais e estaduais do município de Ribeirão Preto. A obra pertence a USP de Ribeirão Preto e tem com uma de suas organizadoras, a livre-docente em educação Andrea Coelho Lastória.


A obra é resultado de um projeto interdepartamental e interinstitucional, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e conta com estudos e pesquisas vindos de historiadores e estudantes que apostam numa forma diferente de ensinar. “O trabalho é promovido pelo grupo de estudos da localidade de Ribeirão Preto, o grupo Elo da USP, e promove a educação em espaços não formais, diferentes da sala de aula, como museus, praças, teatros, entre outros que carregam a memória e a identidade de uma cidade. Meu capítulo, por exemplo, fala sobre o cemitério da saudade”, conta Felipe Souza, professor de História e aluno de Letras da Instituição.

Segundo Andrea Coelho Lastória, o objetivo do almanaque é que professores das redes municipais e estaduais da cidade e região possa contar com indicações para aproveitarem todo o potencial pedagógico de locais fora da escola. “O intuito é apresentar as potencialidades formativas desses ambientes, destacando, de modo direto e simples, aspectos que os fazem serem relevantes para a promoção de processos de ensino-aprendizagens mais significativos aos professores e alunos”,

Para Rafael Cardoso, coordenador do curso, é gratificante ver que os alunos do curso estão em busca de uma educação de qualidade. “O almanaque é um trabalho feito em grupo que reúne pesquisas bem feitas e que realmente contribuirão com o processo de ensino/aprendizagem dos alunos”, finaliza.

O almanaque está sendo distribuído uma versão impressa para os professores da rede de ensino e também estará disponível na versão online.



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar