Iniciação Científica PIC - Programa de Iniciação Científica


O Programa de Iniciação Científica foi Instituído no Centro Universitário
Barão de Mauá em 11 de março de 2003 pela Portaria 05/2003.
A Iniciação Científica é um instrumento básico e abrangente de formação
de Recursos Humanos qualificados que visa alcançar as seguintes metas:


• Propiciar ao estudante maior domínio nas diferentes formas de integrar conhecimentos (interdisciplinaridade), de formular indagações e de aplicar o método científico para solução de problemas;

• Permitir ao docente um maior envolvimento em atividades de investigação científica e de orientação discente;

• Consolidar uma política institucional de investigação científica, sempre visando melhorias na qualificação do corpo docente, da qualidade do ensino e da formação do estudante.



Objetivos

I - Em relação à Instituição:

  1. • Contribuir para a sistematização e para a institucionalização de Práticas Investigativas, no âmbito do Centro Universitário Barão de Mauá;
  2. • Propiciar condições institucionais e de incentivo para o atendimento aos projetos de investigação científica;
  3. • Colaborar para que as ações institucionais sejam mais produtivas e competitivas na elaboração e divulgação do saber.

II- Em relação aos discentes:

  1. • Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais pela sua efetiva participação em projetos de investigação científica;
  2. • Proporcionar subsídios de metodologia científica, estimulando o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade;
  3. • Despertar uma nova mentalidade em relação às atividades de investigação;
  4. • Preparar o discente participante do Programa de Iniciação Científica para o acesso à pós–graduação;
  5. • Fomentar a produção acadêmica dos discentes desta Instituição de Ensino.

III- Em relação aos docentes:

  1. • Estimular o corpo docente a engajar os estudantes interessados no desenvolvimento de práticas investigativas, otimizando a capacidade de orientação e investigação no Centro Universitário Barão de Mauá;
  2. • Estimular o aumento da produção científica dos docentes;
  3. • Contribuir para a qualidade do processo ensino/aprendizagem.


Coordenação

Prof.ª Drª. Andréa Cristina Tomazelli
Prof.ª Drª. Raquel Gabrielli Biffi
Prof. Dr. Paulo Fernando Del Duca
Prof. Dr. Lucas Baggio Figueira

Atendimento

Local
Rua Ramos de Azevedo, 423 - sala 109
Ribeirão Preto - SP
Informações: (16) 3603-6660

E-mail: pic@baraodemaua.br

Horário

Horário de Atendimento da Coordenação
Segunda-feira e terça-feira: 9h às 11h30
Quarta-feira: 9h às 11h30 / 14h30 às 17h
Quinta-feira e sexta-feira: 9h às 11h30

Horário de Atendimento da Secretaria
Segunda a sexta: 10h às 14h / 16h às 20h




Projetos em Andamento

PROJETOS

DOCENTES - ORIENTADORES

Contribuição da Computação, Informática e Tecnologia da Informação para Divulgação da Cultura, História e Turismo de RibeirãoPreto

NAINORA MARIA BARBOSA DE FREITAS

LUCAS BAGGIO FIGUEIRA

ALBERTO GERAISSATE PARANHOS DE OLIVEIRA

Bacias hidrográficas como unidades de estudo

WLAUMIR DONISETI DE SOUZA

ANALU EGYDIO DOS SANTOS

Teorias Científicas e bases epistemológicas das Ciências Humanas

CARLO GUIMARAES MONTI

REGINA APARECIDA FURLAN VOLPE

MARLENE DE CASSIA TRIVELLATO FERREIRA

INES DA SILVA MOREIRA

RAFAEL CARDOSO DE MELLO

ANDRE LUIZ ALSELMI

Bem Estar Animal & a Sociedade Atual

GELSON GENARO

CLAUDIA JOSEFINA DORIGAN

Prevenção primária de anomalias congênitas e doenças da infância

ORIVALDO PEREIRA RAMOS

RODRIGO JOSE CUSTODIO

JAIR HUBER

TOXICOLOGIA DE SISTEMAS ORGÂNICOS, NATURAIS E SÓCIO-AMBIENTAIS

ANA ROSA CRISCI

VIVIANE IMACULADA DO CARMO CUSTODIO

NAIA CARLA MARCHI DE REZENDE LAGO

WILSON ROBERTO MALFARA

O PROCESSO DE REABILITAÇÃO EM SAÚDE

JOANA FILIPA AFONSO MONTEIRO

JOSE LUIZ FERRARI DE SOUZA

MARIANA KATIA RAMPAZO LACATIVA

Estudo controlado sobre alterações cognitivas em pacientes com Migrânea Crônica, utilizando ou não a medicação topiramato.

MARCELO CEDRINHO CICIARELLI

KAREN DOS SANTOS FERREIRA

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE PRODUTOS DERMOCOSMÉTICOS PARA APLICAÇÃO PÓS PEELING – FASE I

MONICA MARUNO

CRISTINA BUISCHI PETERSEN

JOSINETE SALVADOR ALVES

PROGRAMAÇÃO APLICADA À MÉTODOS DE PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO

JADIEL WYLLIAM TIAGO

DENISE DE ARRUDA

INTERFACE SAÚDE E EDUCAÇÃO NO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS: UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR.

ROBSON RICARDO LOPES

LUCIANA ANDRADE RODRIGUES

GISELE MACHADO DA SILVA

Estudo e desenvolvimento de ferramentas digitais para apoio à alfabetização

GUILHERME VAZ TORRES

DIOGO PORFIRIO DE CASTRO VIEIRA

RITA DE CASSIA CONSTANTINI TEIXEIRA

AMBIÊNCIA NA AVICULTURA MODERNA

ANDREA CRISTINA FRIZZAS DE LIMA

ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES DE ENSINO DA MEDIDA DA PRESSÃO ARTERIAL PARA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

JULIANA PEREIRA MACHADO

A construção da Ciência e Cultura por meio da internet

GABRIELLA ZAUITH LEITE LOPES

RODRIGO DE ANDRADE CALSANI

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE BOLSAS DE SANGUE TOTAL OU HEMOCOMPONENTES EM CÃES NAS CLÍNICAS VETERINÁRIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO.

ANA PAULA MASSAE NAKAGE CANESIN

CONSTITUINTES HEMATOLÓGICOS E BIOQUÍMICOS DO SANGUE DE PÓNEIS DA RAÇA BRASILEIRA

DANIELA JUNQUEIRA DE QUEIROZ

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÉNCIA DE ENFERMAGEM DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

VIVIANE FERREIRA

Infusão continua de lidocaína no tratamento clínico de obstruções simples do cólon maior em equinos

DEBORAH PENTEADO MARTINS DIAS

Prevalência de alterações da citologia anal em pacientes com infecção do trato genital inferior pelo HPV

Guilherme Luna Martinez




As inscrições para seleção discente ocorrem no segundo semestre do ano.


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