Extensão SOBRE OS CURSOS DE EXTENSÃO






A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que se articula ao ensino e às práticas investigativas de forma indissociável e que viabiliza a relação transformadora entre o Centro Universitário Barão de Mauá – CBM e a sociedade.

Ações de Extensão são práticas acadêmicas que promovem a interação transformadora por meio da conexão entre o ensino, as práticas investigativas e a sociedade.

Assim, o CBM tem por objetivo abrir as portas para a comunidade efetivando seu compromisso com a melhoria das condições de vida das pessoas, disseminando saberes ligados a seus interesses e necessidades.

Dentro desta concepção considera-se que a extensão favorece a renovação e a ampliação do conceito de sala de aula, além de contribuir para formação de profissionais-cidadãos capacitados a responder, antecipar e criar respostas às questões da sociedade.
Constitui-se, ainda, em um veículo de comunicação permanente com os outros setores da sociedade e sua problemática, em uma perspectiva contextualizada.

É uma alternativa de produção de conhecimento, de aprendizado mútuo e de realização de ações simultaneamente transformadoras entre instituição de ensino-sociedade e possibilita a construção de uma relação escola-professor-estudante-sociedade de intercâmbio, de interação, de influência e de modificação mútua, de desafios e complementaridade.

As atividades de extensão universitária no CBM tem como premissa que, para promover o desenvolvimento do saber é necessário: produzir, sistematizar, criticar, proteger, integrar, divulgar e difundir o conhecimento. Buscam socializar e compartilhar com a comunidade, o conhecimento já sistematizado pelo saber humano, bem como o produzido pela Instituição, contribuindo assim para o desenvolvimento dessa sociedade.

A extensão constitui-se em uma prática permanente de interação entre o CBM e a sociedade, em suas atividades de ensino e práticas investigativas, priorizando iniciativas voltadas para a comunidade externa, garantindo a qualidade científica, tecnológica, artístico-cultural e buscando a interação com a sociedade por meio de ações de promoção e garantia de valores democráticos de igualdade e desenvolvimento social.


Membros do conselho

Prof. Dra. Sueli Cristina de Pauli Teixeira
Prof. Dra. Ana Claudia Dinamarco Mestriner
Prof. Dra. Monica Maruno
Prof. Dra. Andrea Cristina Tomazelli

Voltar