Bolsa de Estudos Bolsas e Financiamentos


O Centro Universitário Barão de Mauá oferece
várias facilidades para você iniciar sua graduação.
Conheça os programas de bolsas disponíveis:




O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

A seleção de estudantes será realizada pelo Sistema de Seleção do FIES – FIES Seleção, gerenciado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu-MEC. Confira as regras, prazos e procedimentos de seleção dos estudantes a serem financiados com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES.



1º Semestre de 2016:
Confira o edital processo seletivo 1/2016 (PDF) Portaria Normativa nº 13, de 11 de dezembro de 2015 (PDF) Vagas ofertadas 1º semestre 2016 (PDF)



2º Semestre de 2016:
Vagas ofertadas 2º semestre 2016 (PDF) Documentos para Comprovação de Informação (PDF) Membros CPSA (PDF)



Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1º Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do FIES (Fies Seleção)
O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o Sistema de Seleção do FIES (Fies Seleção) e informar os dados solicitados.
No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e–mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e–mail informado para validação do seu cadastro.
A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

2º Passo: Inscrição no SisFIES
O estudante pré-selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado.

3º Passo: Validação das informações
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), do campus da instituição de ensino na qual se encontra matriculado, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º Passo: Contratação do financiamento
Após a validação das informações, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

As informações prestadas na inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a CPSA do direito de excluir aquele que não preencher a solicitação de forma completa e correta.

Aditamentos Semestrais – Aditamento é a renovação semestral do contrato de financiamento que ocorre no período de rematrícula do estudante no curso, ou seja, após ingresso no FIES, o financiamento dos semestres seguintes é feito por aditamento ao contrato inicial. O aditamento não é feito automaticamente - necessita que o estudante compareça ao COE- Centro de Orientação ao Estudante no período marcado para renovação do FIES.

O aluno deverá concretizar o pré-aditamento no próprio site do FIES (Portal do Aluno), em seguida dirigir-se ao Centro de Orientação Educacional – COE do Centro Universitário Barão de Mauá, localizado na Unidade Central, Rua Ramos de Azevedo, 423, Bairro Jd. Paulista, Ribeirão Preto/SP, para que haja a validação pela CPSA do aditamento.

Aditamento não simplificado
O que quer dizer?
O estudante deverá apresentar-se à agência bancária que concretizou o contrato para confirmação e finalização do aditamento e em seguida entregar no Centro de Orientação Educacional – COE do Centro Universitário Barão de Mauá, localizado na Unidade Central, Rua Ramos de Azevedo, 423, Bairro Jd. Paulista, Ribeirão Preto/SP, o Termo Aditivo para comprovação da finalização do aditamento. A assinatura do Termo de Aditamento será realizada somente mediante apresentação de documento de identificação. A CPSA ressalta que cabe ao aluno o encargo de realizar a cada semestre o aditamento do FIES. Dilatação do financiamento: de acordo com a Portaria Normativa MEC nº 16, de 04/06/2012, o estudante interessado poderá dilatar por até 2 (dois) semestres consecutivos o prazo de utilização do financiamento, mediante solicitação do interessado e validação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento-CPSA do local de oferta do curso, por meio do Sistema Informatizado do FIES.

Centro de Orientação Educacional – COE
Localização: Unidade Central – Rua Ramos de Azevedo, 423 – Jd. Paulista
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.
Maiores informações: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.
Fale Brasil: 0800 616161.


Programa Universidade para Todos - O Programa tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Mais informações poderão ser obtidas no site prouniportal.mec.gov.br e na Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. (Exceto cursos técnicos).


Edital ProUni 2017/1
Orientações aos candidatos do ProUni ao Curso de Medicina
Declaração aos candidatos do ProUni ao Curso de Medicina
Vagas ofertadas 1º Semestre 2017
Relação de Documentos
Conteúdo Programático Vestibular 2017
Lista de livros Vestibular 2017

Comissão de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade Para Todos - ProUni. A COLAP foi instituída para atender a portaria MEC nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009, com finalidade de promover a articulação entre a comissão nacional de acompanhamento e controle social – CONAP e a comunidade acadêmica, com o objetivo de acompanhar, averiguar e fiscalizar o ProUni na IES. Portanto, qualquer dúvida, sugestão para melhoria ou denúncia de irregularidades encontradas por qualquer membro acadêmico deverão ser encaminhas à Central de Benefícios desta IES.

Reunião:
Data: 03/12/2015- às 09h30
Local: Sala 101– Barão de Mauá- Unidade Central
Pauta: Processo Renovação Bolsista, Análise de resultado do semestre – ProUni

COLAP – Comissão de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade Para Todos – ProUni.
COLAP - Edital de inscrição e eleição de membros docente e discente 2014/2.
COLAP - Resultado da eleição para comissão de 2014/2.

Legislação:
Portaria Normativa Nº 183 Comissão ProUni
Portaria Normativa Nº 11 Comissão ProUni
Portaria MEC 1132 Instituir COLAP
Portaria MEC 1133 Regimento COLAP



Centro de Orientação Educacional – COE
Localização: Unidade Central – Rua Ramos de Azevedo, 423 – Jd. Paulista
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Financiamento oferecido pelo Centro Universitário Barão de Mauá com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior para os alunos impossibilitados de pagar a mensalidade integral do curso de graduação e tecnológicos (Exceto Medicina). Financiamento cumulativo ao desconto de pontualidade. Não incide sobre dependências. O aluno deverá ser encaminhado ao departamento de atendimento integrado. O percentual de desconto para solicitação é fixado em 50%.

O percentual deferido referente ao crédito interno será sobre o valor líquido a pagar após considerar os descontos (máximos dois descontos). Não inclui dependências. O início do pagamento será após o prazo regular do curso e não após a conclusão do mesmo (o aluno que precisar cursar mais disciplinas após o período regular do curso deverá iniciar o pagamento do Crédito Interno. Nos casos de trancamento ou desistência do curso, a cobrança terá início no mês subsequente ao desligamento).

• Cumulativo ao desconto de pontualidade;
• Incide sobre: matrícula e rematrícula;
• Não incide sobre dependências.

REGRAS:
Preencher solicitação (impresso próprio da escola);
1. Fiador que possua renda equivalente a 2x o valor do curso;
2. Fotocópia do RG, CPF, comprovante de residência e renda do grupo familiar (aluno);
3. Fotocópia do RG, CPF e renda mensal (fiador);
4. O fiador não poderá ter restrição do nome no SPC ou SERASA;
5. Após entrega dos documentos e da solicitação impressa e preenchida, será analisado pelo comitê de Crédito Interno;
6. O pagamento do débito será feito sem considerar nenhum tipo de desconto e calculado sobre o valor da parcela no ano do pagamento;
7. O aluno deverá confirmar o aceite da concessão (entrega do contrato) após três dias úteis no departamento de atendimento integrado;
8. O contrato deverá ser renovado semestralmente.

A solicitação para o financiamento e a entrega de documentos deverão ser feitas no departamento de atendimento integrado à Rua Ramos de Azevedo, 423 – Jd. Paulista – Ribeirão Preto.

Centro de Orientação Educacional – COE
Localização: Unidade Central – Rua Ramos de Azevedo, 423 – Jd. Paulista
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

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