Bolsa de Estudos Bolsas e Financiamentos


O Centro Universitário Barão de Mauá oferece
várias facilidades para você iniciar sua graduação.
Conheça os programas de bolsas disponíveis:




O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

A seleção de estudantes será realizada pelo Sistema de Seleção do FIES – FIES Seleção, gerenciado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu-MEC. Confira as regras, prazos e procedimentos de seleção dos estudantes a serem financiados com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES.



1º Semestre de 2017:
Edital Nº 8, de 27 de janeiro de 2017
Portaria Normativa nº 13, de 11 de dezembro de 2015
Vagas ofertadas 1° semestre 2017
Vagas ofertadas 2° semestre 2017
Relação de Documentos



Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1º Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do FIES (Fies Seleção)
O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o Sistema de Seleção do FIES (Fies Seleção) e informar os dados solicitados.
No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e–mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e–mail informado para validação do seu cadastro.
A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

2º Passo: Inscrição no SisFIES
O estudante pré-selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado.

3º Passo: Validação das informações
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), do campus da instituição de ensino na qual se encontra matriculado, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º Passo: Contratação do financiamento
Após a validação das informações, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

As informações prestadas na inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a CPSA do direito de excluir aquele que não preencher a solicitação de forma completa e correta.

Aditamentos Semestrais – Aditamento é a renovação semestral do contrato de financiamento que ocorre no período de rematrícula do estudante no curso, ou seja, após ingresso no FIES, o financiamento dos semestres seguintes é feito por aditamento ao contrato inicial. O aditamento não é feito automaticamente - necessita que o estudante compareça ao COE- Centro de Orientação ao Estudante no período marcado para renovação do FIES.

O aluno deverá concretizar o pré-aditamento no próprio site do FIES (Portal do Aluno), em seguida dirigir-se ao Centro de Orientação Educacional – COE do Centro Universitário Barão de Mauá, localizado na Unidade Central, Rua Ramos de Azevedo, 423, Bairro Jd. Paulista, Ribeirão Preto/SP, para que haja a validação pela CPSA do aditamento.

Aditamento não simplificado
O que quer dizer?
O estudante deverá apresentar-se à agência bancária que concretizou o contrato para confirmação e finalização do aditamento e em seguida entregar no Centro de Orientação Educacional – COE do Centro Universitário Barão de Mauá, localizado na Unidade Central, Rua Ramos de Azevedo, 423, Bairro Jd. Paulista, Ribeirão Preto/SP, o Termo Aditivo para comprovação da finalização do aditamento. A assinatura do Termo de Aditamento será realizada somente mediante apresentação de documento de identificação. A CPSA ressalta que cabe ao aluno o encargo de realizar a cada semestre o aditamento do FIES. Dilatação do financiamento: de acordo com a Portaria Normativa MEC nº 16, de 04/06/2012, o estudante interessado poderá dilatar por até 2 (dois) semestres consecutivos o prazo de utilização do financiamento, mediante solicitação do interessado e validação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento-CPSA do local de oferta do curso, por meio do Sistema Informatizado do FIES.

Créditos e Recebimentos
Localização: Unidade Central – Rua Ramos de Azevedo, 423 – Jd. Paulista
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.
Maiores informações: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.
Fale Brasil: 0800 616161.


Programa Universidade para Todos - O Programa tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Mais informações poderão ser obtidas no site prouniportal.mec.gov.br e na Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. (Exceto cursos técnicos).


Edital ProUni 2017/2
Vagas ofertadas 1º Semestre 2017
Vagas ofertadas 2º Semestre 2017
Relação de Documentos

Comissão de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade Para Todos - ProUni. A COLAP foi instituída para atender a portaria MEC nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009, com finalidade de promover a articulação entre a comissão nacional de acompanhamento e controle social – CONAP e a comunidade acadêmica, com o objetivo de acompanhar, averiguar e fiscalizar o ProUni na IES. Portanto, qualquer dúvida, sugestão para melhoria ou denúncia de irregularidades encontradas por qualquer membro acadêmico deverão ser encaminhas à Central de Benefícios desta IES.

Reunião:
Data: 03/12/2015- às 09h30
Local: Sala 101– Barão de Mauá- Unidade Central
Pauta: Processo Renovação Bolsista, Análise de resultado do semestre – ProUni

COLAP – Comissão de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade Para Todos – ProUni.
COLAP - Edital de inscrição e eleição de membros docente e discente 2014/2.
COLAP - Resultado da eleição para comissão de 2014/2.

Legislação:
Portaria Normativa Nº 183 Comissão ProUni
Portaria Normativa Nº 11 Comissão ProUni
Portaria MEC 1132 Instituir COLAP
Portaria MEC 1133 Regimento COLAP



Créditos e Recebimentos
Localização: Unidade Central – Rua Ramos de Azevedo, 423 – Jd. Paulista
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Financiamento oferecido pelo Centro Universitário Barão de Mauá com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior para os alunos impossibilitados de pagar a mensalidade integral do curso de graduação e tecnológicos (Exceto Medicina). Financiamento cumulativo ao desconto de pontualidade. Não incide sobre dependências. O aluno deverá ser encaminhado ao departamento de atendimento integrado. O percentual de desconto para solicitação é fixado em 50%.

O percentual deferido referente ao crédito interno será sobre o valor líquido a pagar após considerar os descontos (máximos dois descontos). Não inclui dependências. O início do pagamento será após o prazo regular do curso e não após a conclusão do mesmo (o aluno que precisar cursar mais disciplinas após o período regular do curso deverá iniciar o pagamento do Crédito Interno. Nos casos de trancamento ou desistência do curso, a cobrança terá início no mês subsequente ao desligamento).

• Cumulativo ao desconto de pontualidade;
• Incide sobre: matrícula e rematrícula;
• Não incide sobre dependências.

REGRAS:
Preencher solicitação (impresso próprio da escola);
1. Fiador que possua renda equivalente a 2x o valor do curso;
2. Fotocópia do RG, CPF, comprovante de residência e renda do grupo familiar (aluno);
3. Fotocópia do RG, CPF e renda mensal (fiador);
4. O fiador não poderá ter restrição do nome no SPC ou SERASA;
5. Após entrega dos documentos e da solicitação impressa e preenchida, será analisado pelo comitê de Crédito Interno;
6. O pagamento do débito será feito sem considerar nenhum tipo de desconto e calculado sobre o valor da parcela no ano do pagamento;
7. O aluno deverá confirmar o aceite da concessão (entrega do contrato) após três dias úteis no departamento de atendimento integrado;
8. O contrato deverá ser renovado semestralmente.

A solicitação para o financiamento e a entrega de documentos deverão ser feitas no departamento de atendimento integrado à Rua Ramos de Azevedo, 423 – Jd. Paulista – Ribeirão Preto.

Créditos e Recebimentos
Localização: Unidade Central – Rua Ramos de Azevedo, 423 – Jd. Paulista
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

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