Notícias

I Simpósio de Psicologia

No dia 23 de setembro, aconteceu o I Simpósio de Psicologia Fenomenológico-Existencial, comandado pelos professores: Leandra Rossi, Lilian Cláudia Ulian Junqueira e Leonardo Borges.


Voltado para os graduandos em Psicologia, profissionais e pesquisadores da área, o evento contou com uma mesa redonda sobre “A reinvenção do ser humano na modernidade: reflexões filosóficas”, com o professor mestre Ricardo Alexandre Coimbra de Mendonça e o professor mestre Rodrigo Calsani , palestras: “A vivência de uma psicoterapeuta fenomenológico-existencial diante da questão do suicídio na clínica: angústias e possibilidades” com a especialista Luciana Palermo Coelho e a “Violação de direitos infantis no contexto clínico e institucional: a condução de casos clínicos na perspectiva fenomenológica” com a professora mestra Roberta Noronha de Azevedo, conferência “Espiritualidade e brasilidade na clínica etnopsicológica” com o professor doutor Fábio Scorsolini-Comin e professora doutora Ellika Trindade, além de apresentações orais simultâneas com os presidentes de mesa: Fábio Scorsolini-Comin,  Leonardo Toshiaki Borges Yoshimochi e Roberta Noronha de Azevedo.

Segundo o professor Leonardo, o evento, que demandou muito empenho e dedicação na sua organização, contou com a participação de 9 docentes, 30 discentes e 75 (discentes e profissionais da comunidade externa). “Foi um sucesso! Os participantes interagiram com os palestrantes, tendo sido suscitadas reflexões pertinentes aos temas do evento”, revela.

O Simpósio atingiu, portanto seu objetivo, levando aos presentes interrogações filosóficas com relatos de experiência em Psicologia Fenomenológico-Existencial, oportunizando aos participantes o contato com a diversidade de práticas psicológicas que podem ser desenvolvidas, tomando a interface da Psicologia com a Filosofia e a Antropologia como ciências que fundamentam a construção do homem vivente na pós-modernidade. “Nesta direção, tendo em vista articular a práxis psicológica com os fundamentos filosóficos e epistemológicos em Psicologia Fenomenológico-Existencial, estão previstas atividades que integrem graduandos em Psicologia, profissionais e pesquisadores de renome, de modo a contribuir para a ampliação de horizontes da práxis e com o incentivo da produção científica no campo da Psicologia”, disse a professora Lilian.

Para a professora Leandra, que realizou a mediação das atividades, o evento trouxe um conteúdo enriquecedor. “Estimular a produção e reflexões acadêmicas dos alunos e profissionais de Psicologia e outras áreas, para a edificação comum do conhecimento foi um dos objetivos do evento”.



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Estagiário(a):

Isabella Monteiro Borges Strambi
isabella.monteiro@baraodemaua.br

Felipe Andre Desiderio
felipe.desiderio@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar