Notícias

Desafios do mercado de trabalho

Há poucos meses de se formarem advogados, os estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Barão de Mauá participaram de uma palestra sobre os desafios do mercado de trabalho, ministrada pelo professor Guilherme Davioli.


Com vídeos e músicas, o palestrante apresentou dados importantes sobre o mercado e ressaltou a importância do ser humano saber se adaptar. “O mercado de hoje evolui e se modifica velozmente. Hoje, se o profissional não estiver pronto para se reinventar dificilmente conseguirá se manter nele”, destaca.

Ansiedade, estresse e depressão também foram temas abordados durante a atividade. “Quando se sofre de ansiedade deixamos de viver os momentos, sintoma muito comum hoje em dia, devido a maneira acelerada como as coisas acontecem. A depressão é quando se está triste e se sabe o motivo, muitas vezes causado quando se sente incapaz e vazio. Já a estresse é o acumulo de informações que recebemos, o excesso de cobranças que somos colocados... Muitos desses sintomas são causados pelo mercado atual”. 

Para o professor, não existe profissão do futuro e sim profissional do futuro. “Hoje é importante que tenhamos conhecimento, relacionamento e resiliência para continuar construir nossa trajetória profissional. Aquele que se limita e não está aberto a conhecer e aprender, não resiste”, ressalta e ainda completa. “É preciso acreditar que é capaz e vai conseguir, querer aprender sempre e ter amor no que se faz, afinal daqui 20 anos, 70% dos empregos atuais não existirão mais”.

Segundo o coordenador do curso professor Lucas de Souza Lehfeld, a palestra foi uma oportunidade de estimular os alunos a ter coragem de enfrentar o mercado e suas dificuldades. “"Essa atividade é fundamental para a motivação dos alunos que logo estarão exercendo a sua profissão, seja no setor privado, ou no público. Imprescindível compreender os desafios e as responsabilidades na atuação jurídica, pois como formados terão um papel importante na sociedade, como formadores de opinião e agentes de transformação da realidade. Por isso creio que esses momentos de reflexão, como foi o caso da palestra, são essenciais para a construção do caráter do futuro profissional", finaliza. 




Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Estagiário(a):

Isabella Monteiro Borges Strambi
isabella.monteiro@baraodemaua.br

Felipe Andre Desiderio
felipe.desiderio@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar