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BM realiza Semana do Planejamento 2019

Até o dia 2 de fevereiro aconteceu 23ª Semana de Planejamento 2019 da Barão de Mauá.


Visando excelentes resultados de aprendizagem, o evento conta com uma programação variada de capacitações, treinamentos, cursos e reuniões que contribuirão com o planejamento pedagógico dos docentes. No primeiro dia da Semana, a reitora professora Dulce Maria Pamplona Guimarães, o vice-reitor professor João Alberto de Andrade Velloso, a Pró-Reitora de Ensino professora Valéria Tomas de Aquino, o Pró-Reitor de Graduação Thiago Moraes, a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Extensão e Iniciação Científica Prof.ª Dr.ª Joyce Maria Worschech Gabrielli, e o Pró-Reitor de Educação a Distância Prof. Dyjalma Antônio Bassoli realizaram a abertura do evento, que aconteceu no anfiteatro da Unidade Central.

“Primeiramente gostaria de agradecer a todos pelo compromisso e pelo bom trabalho individual e coletivo que vem sendo realizado por todos desde 2012 e intensificado no final de 2016 e 2017, por exigência da nova legislação que foi reformulada em 2018, o que significa a necessidade de continuidade desse esforço em conjunto para este novo ano letivo. Aquelas metas estabelecidas institucionalmente em 2018 permanecem, qualidade de ensino e conceito 5 nas avaliações. Conto com todos vocês para essa nova empreitada”, comentou a reitora, na abertura da Semana.

Após a abertura e apresentação dos pró-reitores, o professor Eduardo Cicconi, coordenador dos cursos de Administração, Gestão de Marketing, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos falou sobre a parceria da Barão de Mauá com o Parque Tecnológico Supera Parque. “A parceria com a instituição deve fortalecer o habitat inovador de Ribeirão Preto. Com o convênio é possível ampliamos a possibilidade de desenvolvimento de ações e eventos em conjunto que visam incentivar ainda mais o empreendedorismo tecnológico na cidade”, disse.

Na sequência, a convidada professora doutora Simone Imperatore ministrou a palestra: “Sentidos e desafios da Curricularização da extensão” e trouxe como temática a articulação da extensão à pesquisa e ao ensino a partir de atividades permanentes integradas ao currículo de todos os cursos de graduação. A reflexão fundamenta-se na Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação que define o percentual de dez por cento do total dos créditos curriculares em programas e projetos de extensão e na Resolução MEC que estabelece as diretrizes da extensão na educação superior brasileira. “A relevância da reflexão proposta para os docentes é o repensar suas práticas, ressignificar a extensão enquanto dimensão pedagógica, integrante da dinâmica curricular e potencial processo de produção e aplicação de conhecimentos. Este movimento pressupõe uma ruptura epistemológica que propõe um modelo de educação situada em seu contexto socio-histórico de modo interdisciplinar e interprofissional. Empenhei-me em compartilhar o Case da Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, em sua caminhada de ressignificação, territorialização, institucionalização, sistematização, integração extensão-pesquisa e curricularização da extensão no período de 2010 a 2018 como forma de evidenciar a viabilidade do proposto, destacando, contudo, que cada instituição deve construir sua trajetória de acordo com sua natureza administrativa, identidade de mantença e alinhamento estratégico”.

O evento segue até sexta-feira e reúne treinamentos, mini-cursos e atividades de bem-estar docente.

 



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