Notícias

AIDS é tema de Nerdebates

Na última sexta-feira (25), Nerdebates contou com a sua segunda edição. Com o tema: “Pílulas Azuis - Conviver com AIDS, a experiência de Frederik Peeters”, o coordenador do curso de Biomedicina Prof. Me. Jorge Luiz Naliati Nunes, a professora do curso de Enfermagem Profª Marisa Akiko Iwamoto e a professora do curso de Farmácia Profª Drª Andreia Queiroz Ungari participaram do debate, junto aos integrantes do projeto.


Conduzido pelo colaborador Amálio Damas da Silva Junior, o evento contou com uma análise da narrativa da obra “Pílulas azuis” de Frederik Peeters.

Considerada uma obra-prima do autor, o livro conta a história de um rapaz que passa a se relacionar com uma mulher portadora do vírus HIV. De forma leve e bem humorada, o tema é apresentado no formato de HQ. “Mais um exemplo de que é possível tratar os mais diferentes assuntos com esta comunicação. A obra é envolvente e bastante rica em detalhes por utilizar dessa ferramenta”, comenta Amálio.

Durante o evento, passagens dos livros foram apresentadas e comentadas pelos professores. “No livro é apresentado os cuidados que se deve ter para não contrair o vírus. As polêmicas criadas durante o discurso tiram dúvidas importantes sobre a doença”, comentou a professora Marisa.

O coquetel, conhecido pela fundamental importância no tratamento contra a AIDS, também foi tema trabalhado no evento. “Valendo-se que são muitos remédios que devem ser tomados duas vezes ao dia impreterivelmente, o controle viral da doença só é possível com a dedicação e disciplina do paciente”, destaca Andreia.

Segundo o coordenador de Biomedicina, todo cuidado é pouco. “Mesmo que o portador do vírus esteja sob tratamento, todo cuidado é pouco quando se trata de relação sexual”, comenta.

Após a apresentação da obra por Amálio, os presentes puderam participar do debate com perguntas e ainda serem instruídos com demonstração prática dos preservativos: feminino e masculino, pela professora Marisa.



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Estagiário(a):

Isabella Monteiro Borges Strambi
isabella.monteiro@baraodemaua.br

Felipe Andre Desiderio
felipe.desiderio@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar