Notícias

A comunicação na atualidade

Com o rápido avanço na forma de se comunicar, o marketing digital tem demonstrado uma forte ferramenta de divulgação


Não é mais novidade que o marketing digital está em constante evolução. A cada ano, sites, blogs e redes sociais são usados para divulgação de marcas, produtos ou serviços. É diante do crescimento acelerado e respostas imediatas dos usuários por meio da internet que profissionais têm investido em cursos e especializações e mergulhado nesse universo a fim de atrair seguidores, curtidas, compartilhamentos e lides.


Publicitário e docente da Barão de Mauá, há mais de 18 anos, Laércio Ferreira da Silva afirma que um planejamento de mídia online bem executado depende da análise cuidadosa dos perfis dos anunciantes, concorrentes, potencial de mercado, perfis sociais, disponibilidade de meios e veículos e pesquisas de audiência. “Um profissional de comunicação precisa estar atento ao comportamento do consumidor, seja ele on ou offline e conhecer o meio que irá atuar”, ressalta.


Para ele, o sucesso de uma empresa é baseado em estudos e controles de comportamento de mercados e consumo para se aplicar, principalmente, no ambiente virtual. “O marketing dá vida a excelência da performance de cada linha de produtos e viver sem este conhecimento é levantar voo sem GPS. Hoje, as estratégias online estão mais presentes e complementam as divulgações offline, suas contribuições estatísticas são efetivas e fazem convergência com os meios e seus conteúdos, funcionando também como um canal de armazenamento de conteúdo”.


Do mesmo jeito que a tecnologia facilita a comunicação e abre portas para o posicionamento de marcas, ela também tem os seus perigos. “Falta de regulação. O marketing digital vai do bem ao mal com a mesma velocidade e isso compromete valores no investimento dos anunciantes e credibilidade da plataforma”, destaca Laercio.


É nessa evolução rápida e constante que profissionais precisam se atualizar e aprender a usar os meios de divulgação ao seu favor. “Daqui anos, acredito que surgirão mais opções de plataformas de difusão de mensagens interligadas tecnologicamente. As plataformas digitais serão aprimoradas e assim, serão abertas novas oportunidades de mercado profissional e este será mais preparado e versátil, com conhecimentos diversos e não mais específicos”, finaliza.

Laércio Ferreira da Silva é publicitário, professor mestre em administração de empresas. Sócio Fundador da Singullar Consultoria, desde 1997. Sócio Fundador do Instituto de Pesquisa INFOOH, desde 2012, autor da metodologia que monitora a audiência da Mídia OOH – Out Of Home. Sócio Fundador da Oasys – Outdoor Advertising System, desde 2016 e Presidente do Instituto IDÉO – Instituto do Desenvolvimento Ordenado da Publicidade na Paisagem Urbana.




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar