Notícias

14º Festcom

Do dia 23 a 26 de outubro, o 14° Festcom, Festival da Comunicação reuniu os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual do Centro Universitário Barão de Mauá que participaram de palestras e oficinas. O evento aconteceu na Unidade Independência.


O evento que já soma 14 edições trouxe ricos conhecimentos e uma programação intensa. Segundo o coordenador dos cursos professor Sebastião Geraldo, o evento visa a integração. “O festival, além de reunir os estudantes dos três cursos de comunicação, oferece conteúdos de profissionais e acadêmicos para enriquecer o conhecimento dos alunos”, comenta.

Durante a atividade, o psicólogo Wanderlei Abadio de Oliveira, pós-doutorando em psicologia, realizou a palestra de abertura com o tema: “Diversidade na Comunicação”, em que apresentou uma análise de como a psicologia e a comunicação estão atreladas à questão da diversidade na sociedade.

No segundo dia, os alunos de jornalismo tiveram uma oficina de fanzine com o Coletivo Z, composto por Arnaldo Neto, Alexandre Nascimento, João Francisco Aguiar e Claudinho Spinola. O grupo abordou a história dos desenhos em quadrinhos e também dos zines, e depois orientaram a montagem de um fanzine com os alunos. Na mesma noite, a palestra de fotojornalismo com o fotógrafo Ricardo Benicchio tratou sobre sua trajetória em revistas como Veja e Exame. Na programação dos alunos de Produção Audiovisual, Tato Siansi e Victor Molin, produtores do filme nacional “Mal Nosso”, com estreia prevista para 2019, ministraram duas palestras nos dias 24 e 25, sobre produção do filme e a direção de fotografia, respectivamente. 

 A palestrante do dia 25 de outubro foi Joelma Fachini Marques, proprietária da agência de comunicação “Phábrica de Ideias”, fundada em 1994. O tema abordado foi assessoria de comunicação, atendimento dos clientes, planejamento e estratégias e gestão de crises. Roni Neves, sócio-fundador da agência Abelha Rainha, conversou com os alunos de publicidade sobre “Publicidade e Propaganda no Interior”.

A semana encerrou com o tema “Youtubers e a comunicação”, com Marcelo Marchi, roteirista do canal “Jovem Nerd”. Ele contou sobre sua trajetória no universo dos quadrinhos e como conquistou seu espaço como roteirista.

(Texto: Luiza Araújo, Níkolas Guerrero, Vitória Pierri e Isabelly Moreira, com supervisão de Gabriella Zauith)



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar