Notícias

1º API Medicina

Nos dias 5 e 6 de outubro, os estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá participaram do projeto piloto da Avaliação de Progresso Interna (API). As provas foram aplicadas para os alunos do 4º, 8º e 12º períodos do curso, na Unidade Central.


A primeira parte do exame envolveu um teste com 40 questões objetivas, elaboradas no modelo recomendado pelo American National Board of Medical Examiners. Na segunda etapa, os alunos foram avaliados por meio do modelo de prova prática baseado no Exame Clínico Objetivo Estruturado, conhecido como: OSCE (Objective Structured Clinical Examation).

Para a etapa prática, as atividades foram separadas por estações, sendo elas: exibição de vídeos, pacientes simulados, microscopia, peças anatômicas para correlação anatomoclinica e procedimentos, envolvendo as principais áreas de conhecimento.

 Segundo o coordenador do curso, professor Ricardo Lessa, ao realizar o circuito, o aluno foi avaliado quanto as suas habilidades e competências clínicas “Eles precisaram desempenhar tarefas distintas, elaboradas conforme o seu período de curso, em tempo determinado de cinco minutos”, conta.

Este modelo de prova prática permite uma variedade de cenários que podem ser adequados aos diferentes níveis da formação médica. Dessa forma, proporciona uma avaliação da totalidade do curso, permitindo também uma auto-avaliação do aluno. “Eles receberam um feedback imediato de seu desempenho pelos docentes e médicos assistentes que acompanharam a avaliação”, destaca.

A prova também contou com a participação de um grupo de atores do TPC - Teatro Popular de Comédia de Ribeirão Preto tornando as ações com os pacientes simulados as mais realistas possíveis. “Com o auxílio dos colaboradores e da equipe dos laboratórios, essa avaliação teve caráter obrigatório como atividade curricular”, finaliza o coordenador.



Galeria




Jornalistas:

Rogéria Gamba - MTB 52.808
rogeriacg@baraodemaua.br

Lays Schiavinatto - MTB: 76.163
lays.nascimento@baraodemaua.br

Estagiário(a):

Isabella Monteiro Borges Strambi
isabella.monteiro@baraodemaua.br

Felipe Andre Desiderio
felipe.desiderio@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Compartilhe esta notícia

Voltar