Rua Ramos de Azevedo, 423 - Jardim Paulista - Ribeirão Preto - SP Fone: 0800 183566

Esqueci minha senha
Instituição


Centro Universitário Barão de Mauá

Uma história de empreendedorismo

A Organização Educacional Barão de Mauá foi fundada no dia 5 de maio de 1966, em Ribeirão Preto, pelas famílias Favaro (José Favaro Júnior e Profa. Neusa Pincerno Teixeira) e Spinelli (Prof. Dr. Domingos João Baptista Spinelli e Dra. Elza Aparecida Dinamarco) que constituíram uma sociedade civil, sem fins lucrativos - a Associação Ribeirãopretana de Educação, objetivando a criação de uma Faculdade, no Bairro Jardim Paulista.

Tudo começou com a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Barão de Mauá", que mantinha os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática e Estudos Sociais, que supria uma grande carência de cursos voltados para formação de professores na região. A maioria dos docentes obtinha autorização para o magistério por meio de exames realizados pelas inspetorias do MEC (Ministério da Educação e Cultura), ou quem pretendia ingressar na carreira era obrigado a se deslocar para outros centros, em busca de qualificação profissional adequada.

Assim, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Barão de Mauá” transformou-se, rapidamente, em um importante polo de formação intelectual e profissional em Ribeirão Preto e região, mais do que isso, uma referência de qualidade de ensino ou quem pretendia ingressar na carreira era obrigado a se deslocar para outros centros, em busca de qualificação profissional adequada. Assim, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Barão de Mauá” transformou-se, rapidamente, em um importante polo de formação intelectual e profissional em Ribeirão Preto e região, mais do que isso, uma referência de qualidade de ensino.

O desenvolvimento

Em 1989, foi solicitada a transferência do Curso de Ciências Biológicas Modalidade Médica para Faculdade de Ciências da Saúde "Barão de Mauá". A perfeita integração com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras propiciou, em 1993, o surgimento da União das Faculdades "Barão de Mauá".

A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.364/96) e o Decreto 2.306/97 permitiram o surgimento dos Centros Universitários. A Instituição solicitou, então, ao Ministério da Educação o seu credenciamento na nova modalidade. Pelo Decreto de 20 de maio de 1998 - do Poder Executivo - foi credenciado o Centro Universitário "Barão de Mauá".

Após cinco anos de seu credenciamento, recebeu, no período de 25 a 28 de agosto de 2003, a visita da Comissão de Avaliadores do Ministério da Educação, constituída por três professores de universidades públicas federais, especialmente designada para observar "in loco" as condições para o recredenciamento da Instituição. Com base nos dados analisados e na visita, a Comissão recomendou o recredenciamento, atribuindo conceitos máximos nas dimensões “Instalações Físicas” e “Organização Institucional” (Muito Bom), a dimensão "Corpo Docente" também teve ótima avaliação, foi conceituado como (Bom).

A qualificação e projeção do corpo docente, aliada ao arrojo da mantenedora, que empreendendo novas construções pôde oferecer condições ideais para o ensino, foram fatores determinantes para a consolidação da Instituição de ensino superior.

Ao longo de sua história a Organização não parou de crescer. Em 2011, lançou o Centro de Graduação Tecnológica, com cursos focados no mercado de trabalho e também fez o lançamento do BarãoEAD (Educação a Distância), além de firmar uma importante parceria Ibmec | Barão de Mauá, que trouxe para Ribeirão e região um dos melhores programas executivos de MBAs e CBAs do Brasil.

Recentemente, o Centro Universitário Barão de Mauá recebeu o Selo 2011/2012 de “Instituição de Ensino Superior Socialmente Responsável”.  O Selo é um certificado de compromisso social oferecido pela ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, que se baseia nos projetos sociais desenvolvidos pela Instituição junto à comunidade.

Ainda, os cursos de Enfermagem e Serviço Social receberam nota 4 – uma excelente média – no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). As notas são referentes as avaliações feitas em 2010. Os cursos de Direito e Gastronomia conquistaram a mesma nota – média 4 – na última avaliação referente a esses cursos. As notas são mantidas até que os cursos sejam avaliados novamente. O Enade classifica os cursos com notas de 1 a 5, através de provas aplicadas a estudantes universitários.

O Centro Universitário Barão de Mauá, também, teve 8 de seus cursos superiores avaliados com 3estrelas (conceito de bom) pelo Guia do Estudante – uma publicação da Editora Abril. Os cursos que receberam estrelas, são eles: Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Pedagogia; Publicidade e Propaganda; Serviço Social; Teatro e Turismo. A quantidade de estrelas recebidas é referente a avaliação realizada por consultores do Guia do Estudante, que é reconhecido por estabelecer parâmetros para a educação e por avaliar condições dos cursos de graduação em instituições de ensino superior em todo o País.

Em novembro de 2011, o Centro Universitário Barão de Mauá foi premiado como “Destaque no setor de Cursos e Treinamentos” no 9º Prêmio Visão da Agroindústria-Brasil. Os vencedores de todas as categorias foram escolhidos através de pesquisa aberta com gestores de usinas de todo o Brasil. No segmento de Cursos e Treinamentos, o nome mais lembrado foi o da Barão de Mauá.

O sucesso

Desde 1966, formando grandes profissionais, baseada em princípios éticos e humanísticos, a Organização Educacional Barão de Mauá é hoje referência em qualidade de ensino. Disponibiliza toda a estrutura necessária para o melhor aprendizado, tanto em sala de aula, como em vivências práticas. Com professores Especialistas, Mestres e Doutores, proporciona mais que um ensino inovador, uma formação de excelência. São décadas de trabalho e compromisso com a formação em cursos de graduação e pós-graduação – nas modalidades presenciais e a distância.

* Corpo docente experiente, qualificado e próximo ao aluno;
* Projeto pedagógico moderno, interdisciplinar, alinhado com o MEC e orientado para o mercado;
* Feiras, eventos, semanas acadêmicas, grupos de estudo, programas de iniciação científica, projetos de extensão e publicação de revistas científicas;
* Bibliotecas com extensos acervos;
* Centro de Orientação ao Estudante (COE);
* Convênios com instituições públicas e privadas, além de parceiros internacionais;
* Laboratórios especializados de última geração;
* Estágios profissionalizantes.

  PROUNI FIES Escola da Familia

0800 183566

Facebook Twitter Google + Youtube Pintrest  

Todos os direitos reservados Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto - SP