Graduação

Comunicação Social – Jornalismo

Jornalista é o profissional que, eticamente, apura, transmite e elucida os fatos da atualidade com técnicas específicas para os veículos: jornal impresso, revista, televisão, rádio e mídias digitais. Para tanto, é preciso que teoria e prática caminhem juntas. O curso consiste em uma formação sólida humanística, que embasa o aluno a reflexões e compreensão da sociedade, e prática em todos os meios jornalísticos, formando repórteres, entrevistadores, editores, e demais funções relacionadas à divulgação de notícias.



Você aprende

Referências fundamentais para exercer o jornalismo, profissão que consolida a democracia, com disciplinas que despertam reflexão como sociologia, filosofia, psicologia e disciplinas que ensinam a prática com laboratórios e professores especializados em cada área, como radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo, jornal impresso, revista, jornalismo on line, diagramação, edição de imagem, assessoria de imprensa e também o empreendedorismo para ter a sua própria agência de Comunicação. A interdisciplinaridade é importante para que o aluno aproxime-se da convergência atual de mídias e seja um profissional apto a lidar com o jornalismo imediato realizado nos dias atuais.

Você atua

Além da inserção como produtor, repórter, editor de texto e imagem, repórter cinematográfico, fotógrafo em empresas jornalísticas como emissoras de televisão e rádio, jornais impressos e revistas, as mídias digitais tornaram-se mais um campo para este profissional. O jornalista também atua em agências de assessoria de imprensa, que divulgam a prática de empresas públicas e privadas à sociedade, e cada vez mais as grandes empresas implantam o próprio departamento de Comunicação, contratando jornalistas para realizar a comunicação interna em site, jornal corporativo, revista a clientes e até programas de televisão em que o profissional dará o tom jornalístico às reportagens e entrevistas.

Diferencial

  • Oficinas extracurriculares;
  • Corpo docente de mestres e doutores;
  • Programa jornalístico semanal transmitido por emissora profissional. O programa “ 30 minutos” é realizado no estúdio de TV do curso, com equipamentos de alta tecnologia.
  • Programa de rádio Painel com reportagens e entrevista em estúdio especializado.
  • Laboratório de informática com softwares de diagramação, infográficos, jornalismo em mídias digitais e edição de imagem de TV.
  • Laboratório completo de fotografia.
  • Jornal impresso e revista Barão de Mauá com distribuição gratuita à sociedade.
  • Parceria com revistas e sites profissionais para divulgação dos trabalhos.
  • Visitas técnicas a veículos de jornalismo e palestras com profissionais.
Comunicação Social – Jornalismo - Barão de Mauá

Reconhecido Portaria
MEC nº 265/2017

Período

Noturno

Duração

8 semestres

Coordenação

Prof. Dr. Sebastião Geraldo

E-mail

jornalismo@baraodemaua.br

Matriz Curricular Corpo Docente Inscreva-se

Inscreva-se aqui

Faça sua inscrição em nosso Vestibular para ingressar no curso de Graduação que você escolheu. Preencha corretamente o formulário abaixo para fazer a inscrição:

Inscreva-se aqui

Se você prestou a prova do Enem, pode utilizar sua pontuação para ingressar em nosso curso de Graduação. Preencha corretamente o formulário para fazer a inscrição:

Voltar