Rua Ramos de Azevedo, 423 - Jardim Paulista - Ribeirão Preto - SP Fone: 0800 183566

Esqueci minha senha
Bolsa de Estudos



O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

A seleção de estudantes será realizada pelo Sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção, gerenciado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESu-MEC.

Confira as regras, prazos e procedimentos de seleção dos estudantes a serem financiados com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies:

1º Semestre de 2016:
Edital processo seletivo 1/2016
Portaria Normativa nº 13, de 11 de dezembro de 2015
Vagas ofertadas 1° semestre 2016

2º Semestre de 2016:
Vagas ofertadas 2° semestre 2016
Documentos para Comprovação de Informação


Membros CPSA

Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção) O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e–mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e–mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o Fies Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

2° Passo: Inscrição no SisFIES O estudante pré-selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado.

3º Passo: Validação das informações Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), do campus da instituição de ensino na qual se encontra matriculado, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º Passo: Contratação do financiamento Após a validação das informações, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

As informações prestadas na inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a CPSA do direito de excluir aquele que não preencher a solicitação de forma completa e correta.

Aditamentos Semestrais – Aditamento é a renovação semestral do contrato de financiamento que ocorre no período de rematrícula do estudante no curso, ou seja, após ingresso no FIES, o financiamento dos semestres seguintes é feito por aditamento ao contrato inicial. O aditamento não é feito automaticamente - NECESSITA QUE O ESTUDANTE COMPAREÇA AO COE- Centro de Orientação Ao Estudante NO PERÍODO MARCADO PARA RENOVAÇÃO DO FIES.

O aluno deverá concretizar o pré-aditamento no próprio site do FIES (Portal do Aluno), em seguida dirigir-se ao Centro de Orientação Educacional – COE do Centro Universitário Barão de Mauá, localizado Unidade Central, Rua Ramos de Azevedo, 423, Bairro Jd. Paulista, Ribeirão
Preto/SP., para que haja a validação pela CPSA do aditamento.

# Aditamento Não Simplificado, (RM) o que quer dizer? o estudante deverá se apresentar-se à agência bancária que concretizou o contrato para confirmação e finalização do aditamento e em seguida entregar na no Centro de Orientação Educacional – COE do Centro Universitário Barão de Mauá, localizado Unidade Central, Rua Ramos de Azevedo, 423, Bairro Jd. Paulista, Ribeirão
Preto/SP., o Termo Aditivo para comprovação da finalização do aditamento;

A assinatura do Termo de Aditamento será realizada somente mediante apresentação de documento de idenficação.

A CPSA ressalta que cabe ao aluno o encargo de realizar a cada semestre o aditamento do FIES.

Dilatação do financiamento: De acordo com a Portaria Normativa MEC nº 16, de 04/06/2012, o estudante interessado, poderá dilatar por até 2 (dois) semestres consecutivos o prazo de utilização do financiamento, mediante solicitação do interessado e validação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento-CPSA do local de oferta do curso, por meio do Sistema Informatizado do FIES.

Centro de Orientação Educacional – COE
Localização: Unidade Central – Rua ramos de Azevedo, 423 – Jd. Paulista
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Maiores informações: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Fale Brasil: 0800 616161.



>>Voltar ao topo



  PROUNI FIES

0800 183566

Facebook Twitter Instagram Google + Youtube Pintrest  

Todos os direitos reservados Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto - SP