Rua Ramos de Azevedo, 423 - Jardim Paulista - Ribeirão Preto - SP Fone: 0800 183566

Esqueci minha senha
Bolsa de Estudos


ProUni – Programa Universidade para Todos


O Programa tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes dos cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, ele oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

Mais informações poderão ser obtidas no site http://prouniportal.mec.gov.br e na Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

EDITAL Nº 1, DE 8 DE JANEIRO DE 2016 - PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS – PROUNI - PROCESSO SELETIVO – PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 - torna público o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Programa Universidade para Todos – Prouni referente ao primeiro semestre de 2016.


PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2015 - Regulamenta os processos seletivos do Programa Universidade para Todos - ProUni.


Comunicado sobre Processo Próprio de Seleção da IES no Curso de Medicina


Declaração de Conhecimento Processo Próprio de Seleção da IES no Curso de Medicina


- Gabarito Medicina

- Resultado Final da Lista de Espera do 1º Semestre de 2016

- Vagas Central

- Vagas Independência

- Vagas Irajá

- Vagas Itararé

- Vagas Itatiaia


Membros da COLAPS

Documentos para Comprovação de Informação

>>Voltar ao topo


FINANCIAMENTOS


FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Em 2010, o FIES passou a funcionar em um novo formato: a taxa de juros do financiamento passou a ser de 3,4% a.a., o período de carência passou para 18 meses e o período de amortização para 3 (três) vezes o período de duração regular do curso + 12 meses. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa para contratos formalizados a partir de 2010. Além disso, o percentual de financiamento subiu para até 100% e as inscrições passaram a ser feitas em fluxo contínuo, permitindo ao estudante o solicitar do financiamento em qualquer período do ano. A partir do segundo semestre de 2015, os financiamentos concedidos com recursos do Fies passaram a ter taxa de juros de 6,5% ao ano com vistas a contribuir para a sustentabilidade do programa, possibilitando sua continuidade enquanto política pública perene de inclusão social e de democratização do ensino superior. O intuito é de também realizar um realinhamento da taxa de juros às condições existentes no ao cenário econômico e à necessidade de ajuste fiscal.


- Tabela de preços 2015

- Membros do CPSA

- Documentos para Comprovação de Informação


Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

• 1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção) O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e–mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e–mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o Fies Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

• 2° Passo: Inscrição no SisFIES O estudante pré-selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, informando os dados de financiamento a ser contratado.

• 3º Passo: Validação das informações Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), do campus da instituição de ensino na qual se encontra matriculado, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

• 4º Passo: Contratação do financiamento Após a validação das informações, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil os atuais Agentes Financeiros do Programa.

As informações prestadas na inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a CPSA do direito de excluir aquele que não preencher a solicitação de forma completa e correta.

Aditamentos Semestrais – Aditamento é a renovação semestral do contrato de financiamento que ocorre no período de rematrícula do estudante no curso, ou seja, após ingresso no FIES, o financiamento dos semestres seguintes é feito por aditamento ao contrato inicial. O aditamento não é feito automaticamente - NECESSITA QUE O ESTUDANTE COMPAREÇA AO COE- Centro de Orientação Ao Estudante NO PERÍODO MARCADO PARA RENOVAÇÃO DO FIES.

O aluno deverá concretizar o pré-aditamento no próprio site do FIES (Portal do Aluno), em seguida dirigir-se à BARÃO DE MAUÁ – Unidade Central (COE) para que haja a validação pela CPSA do aditamento;

# Aditamento Não Simplificado, (RM) o estudante deverá apresentar-se à agência bancária que concretizou o contrato para confirmação e finalização do aditamento e em seguida entregar na BARÃO DE MAUÁ o Termo Aditivo para comprovação da finalização do aditamento;

Tão somente o aluno poderá assinar o aditamento mediante apresentação de documento de identificação.


A CPSA ressalta que cabe ao aluno o encargo de realizar a cada semestre o aditamento do FIES.


Dilatação – A Portaria Normativa MEC n° 16, de 04/09/2012, publicada na imprensa oficial da União no dia 05/09/2012 informa que o prazo para Dilatação do Financiamento Estudantil encontra-se disponível e deve ser realizada pelo aluno.

Horário de atendimento para alunos interessados no FIES ou que tenham contratado o financiamento:

• Segunda a sexta-feira, das 08h às 21h

A legislação pode ser consultada pelo link sisfiesportal.mec.gov.br/legislacao.html.


-  Dúvidas através do Fale Brasil pelo telefone 0800 616161.

- http://sisfiesportal.mec.gov.br/portarias.html

 

- Portaria 2:

- http://sisfiesportal.mec.gov.br/arquivos/portaria_normativa_n2de01022012.pdf

 

CRÉDITO INTERNO

É um financiamento oferecido pelo Centro Universitário Barão de Mauá com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior para os alunos que porventura não tenham condições de pagar mensalidades integrais dos cursos de graduação e tecnológicos (Exceto Medicina).
Ele é cumulativo ao desconto de pontualidade; não incidi sobre dependências.
O benefício poderá ser de 50% do valor do curso. O percentual deferido referente ao crédito interno será sobre o valor líquido a pagar, após considerar os descontos (máximos três descontos). Não incluiu dependências. O início do pagamento não será após o término do curso e sim após o prazo regular do curso (caso o aluno não termine o curso no tempo regular deverá iniciar os pagamentos do crédito interno). O valor mínimo da parcela será o mesmo pago no último mês enquanto aluno.
Nos casos de trancamento ou desistência do curso a cobrança terá início no mês seguinte.

Para solicitar o Crédito, a matrícula deve estar ativa e o estudante deverá proceder da seguinte maneira:

1. Preencher solicitação (impresso próprio da escola).

2. Apresentar fotocópia do RG, CPF, comprovante de residência e renda do aluno e do Grupo Familiar.

3. Fotocópia do RG, CPF e renda mensal (fiador).

4. Apresentar documentação de fiador que possua renda equivalente a 2 (duas) vezes o valor do curso. O fiador não poderá ter restrição do nome no SPC ou SERASA. (até 2 fiadores)

5. Após entrega dos documentos e impresso de solicitação será analisado por um comitê ligado a direção do Centro Universitário.

6. O pagamento, do débito, será feito sem considerar nenhum tipo de desconto, calculado sobre o valor da parcela no ano do pagamento.

7. O aluno deverá confirmar o aceite da concessão (entrega do contrato) após três dias úteis, no departamento de Créditos e Recebimentos – Unidade Central.

8. O contrato deverá ser renovado semestralmente.

A ficha de solicitação e a entrega de documentos poderão ser feitas no COE- Centro de Orientação ao Estudante, à Rua Ramos de Azevedo nº 423 – Jardim Paulista – Ribeirão Preto/SP.

>>Voltar ao topo



  PROUNI FIES

0800 183566

Facebook Twitter Instagram Google + Youtube Pintrest  

Todos os direitos reservados Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto - SP